quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Leituras

BBC | Drill hole begins Homeric quest Cientistas e arquéologos vão começar a escavar um istmo na ilha grega de Ithaki em busca da resposta à questão de se a moderna ilha de Ithaki corresponde á mítica Ítaca da Odisseia de Homero. A teoria de que a moderna Ithaki correspodende a Ítaca está a ser abalada por um promontório que corresponde à descrição homérica da ilha de Ulisses. As escavações vão tentar determinar a idade do istmo, para tentar saber se na idade de bronze, época homérica, o isto era um canal entre duas ilhas.

Guardian | Paint the train green As empresas de caminhos de ferro estão a desperdiçar uma oportunidade única de marketing: a ecologia. Nesta era de aquecimento global e combustíveis caros, o comboio é o argumento verde nas deslocações.

Guardian | Enraged by the apples A arte está sempre sujeita a múltiplas intrepretações e o que atrai uns ofende profundamente outros. Qual é então o limite moral da arte?

(uma pergunta profunda que ficará para sempre sem resposta)

Correio da Manhã | Reformas baixam em 2008 O triste de viver nesta época é que estamos a assistir ao colapso de tudo a que fomos habituados. Sistemas de valores, sociedade industrial de consumo, ambiente e protecção social estão a passar por profundas metamorfoses, colapsando sob a sua própria complexidade ou debaixo da pressão da cupidez de curto prazo. Quanto ao nosso futuro, cada vez mais surge como uma gigantesca incerteza, capitalizável pelos apologistas do lucro fácil.

Guardian | Accept North Korea into the nuclear club or bomb it now Nos anos oitenta, caças-bombardeiros F-15 israelitas invadiram o espaço aéreo iraquiano e bombardearam o reactor de Osirak. Esta acção unilateral, um raide aéreo lendário (pelo seu longuíssimo alcance), deixou de rastos o programa nuclear iraquiano. Inspirados neste raide, já há quem sugira mísseis e bombas de precisão para deixar em ruínas o programa nuclear norte-coreano - uma ideia semelhante a pontapear uma colmeia para tranquilizar o enxame de abelhas.