domingo, 8 de outubro de 2006

Leituras

BBC | Astronauts set for mini missions A Nasa está a desginar astronautas para missões curtas a bordo da ISS. Na calha estão dois europeus, um japonês e o primeiro astronauta canadiano. Em 2010, quando a estação estiver completa, a tripulação permanente será de seis astronautas. Em dezembro, se tudo correr como previsto, segue o módulo europeu Columbus a bordo de um vai-vém espacial para adicionar ao maior esforço de colaboração internacional correntemente em órbita.

Guardian | You only live twice A vida, 2.0: inspirado no conceito de metaverso criado por Neal Stephenson, o jogo Second Life é uma verdadeira segunda vida vivida numa realidade virtual moldável aos nossos sonhos e fantasias. Viciante, o jogo obriga os jogadores a passarem horas a interagir nos ambientes virtuais. Mas, ao contrário de outros jogos online semelhantes em que os jogadores vivem em mundos de fantasia, o Second Life assume-se como uma verdadeira segunda vida, muito semelhante à realidade, mas mais luminosa e sem imperfeições. No jogo até a economia assume importância, com a conversão entre a moeda do jogo e os dólares a propiciar a alguns jogadores fazerem do jogo o seu modo de sustento. Se duvidam que o futuro é agora, este é mais um dos sintomas.

Time | Nuclear implosion Os jornalistas americanosda Time observam a Europa das novas famílias, em que o modelo de família nuclear se encontra em vias de extinção e as novas formas de relacionamento desafiam as fronteiras do conceito de família. Hoje, uma família típica já não é o papá, a mamã e a revoada de filhos. Agora temos famílias monoparentais, famílias pluriparentais, e casais de gays e lésbicas que educam filhos em conjunto. A diversidade nunca é uma coisa má. Estamos a evoluir, todos os nossos conceitos de normalidade estão em mutação. Para quando famílias virtuais de relacionamentos no cyberespaço?

Fast Film: um filme simplesmente fabuloso. Uma curta metragem que é uma homenagem ao cinema clássico, e realizado de uma maneira fabulosa: o realizador imprimiu milhares de fotogramas de filmes clássicos, recortou-os e dobrou-os num verdadeiro origami minucioso, fotografou os fotogramas e montou no After Effects. O resultado? Vejam no You Tube como é fabuloso. Mais informações no site oficial do filme no no blog Cartoon Brew. Podem ver o filme aqui: Fast Film.