sábado, 9 de setembro de 2006

Os Quinhentos Magníficos



Mundo Fantasma

500 Great Comic Book Action Heroes, Mike Conroy, Collins and Brown, 2004

Qualquer bibliófilo que se preze sabe dos prazeres de encontrar curiosidades enquanto se vasculham pilhas de livros semi-abandonados. Foi assim que dei com este volumoso tomo que, como o título indica, não pretende mais do que ser um compêndio que reúne as biografias ficcionadas de cerca de quinhentas personagens de comics.

O livro vale pelas curtas biografias das personagens, que acabam também por funcionar como uma história transversal do género. Abordar as personagens é abordar a convuluta história das editoras, e é também sentir o pulso do imaginário colectivo ao longo dos mais de cinquentas anos que o género já leva. A transversalidade da obra relembra-nos os estatutos icónicos dos grandes personagens dos comics, mas está no seu melhor quando aborda todo um grupo de personagens semelhantes que simbolizam uma moda, ou um sub-género dentro dos comics. Um exemplo são todas as infindas variações sobre o tema do herói patriótico, agora apenas explorado através do Capitão América, mas que durante a segunda guerra teve centenas de variações - ao icónico personagem da Marvel juntavam-se pesonagens tão díspares como, por exemplo, um super-herói baseado na figura do tio Sam.

O livro falha um pouco ao não ilustrar cada um dos personagens que apresenta. Se os ícones da DC ou da Marvel são bem conhecidos, os de outras editoras não são tão divulgados. Por outro lado, o livro não nos poupa com reproduções de capas, especialmente das fabulosamente kitsch capas de comics da chamada era de ouro - a era dos comics nos anos 50.

Como curiosidade e referência, este livro é óptimo para contextualizar as personagens do género, dando-nos acesso a grandes personagens, sem esquecer os mais conhecidos e não deixando desvanecer os mais esquecuidos. É sempre bom recordar que boa parte do mérito do trabalho de Alan Moore (mais uma vez, esse incontornável...) à frente do personagem Monstro do Pântano se deveu ao repescar de personagens esquecidos que enriqueceram muito o mundo fantástico dos personagens. Trabalho este que revolucionou o género dos comics, outro pormenor que é sempre bom relembrar.