quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Leituras

BBC | Tower of Babel technology nears Na mitologia, a torre de babel simboliza a vaidade do homem em chegar aos céus, punida com a confusão das línguas. Mas se para falar podemos sempre tornear a maldição com tradutores ou aprendizagens, para colocar dispositivos informáticos a falar entre si a coisa torna-se um bocadinho mais complexa. Talvez se lembrem do pesadelo que era ligar periféricos ao computador nos velhos tempos antes da norma USB. Em Portsmouth está agora a decorrer uma conferência que permitirá criar as bases do trabalho que levam a intercomunicabilidade entre dispositivos digitais até ao próximo nível - o SDR - software defined radio. O SDR permitirá que dispositivos conectados possam comunicar entre si - telemóveis, pdas, chips embebidos, receptores de gps, enfim, toda a panóplia de dispositivos electrónicos que já comunicam via rádio, mas em frequências diferentes. Os dispositivos de hoje comunicam graças a hardware, que não é possível configurar para receber várias frequências ao mesmo tempo. O SDR emulará o hardware, captando as ondas rádio na forma de bits que o software descodificará de acordo com a frequência recebida.

Guardian | Japan's resurgent nationalism has global ramifications Depois da segunda guerra mundial, o Japão não passou pelo mesmo processo de purga que a alemanha. Sofreu graças ao nacionalismo agressivo e exacerbado que o arrasou no final da guerra, e professou um espírito isolacionista e pacifista que se traduziu no ressurgimento de um nacionalismo económico. Incapazes de conquistar o mundo com balas, os japoneses fizeram um excelente trabalho de conquista com yenes. Sessenta anos depois, as memórias esbatem-se, e o Japão começa a procurar na cena internacional um papel mais assertivo e agressivo-

The Times | Opera boss censors Mozar over stage beheading of Muhamad Uma vitória para a liberdade de expressão: A Ópera de Berlim decidiu retirar do seu repertório uma produção do Idomeneu de Mozart, porque a nova encenação termina com o rei Idomeneu rodeado das cabeças decepadas de jesus, maomé, buda e poseidon a clamar a morte dos deuses. Sendo os budistas tradicionalmente pacifistas, os cristãos hoje tolerantes e os adoradores de poseidon extintos, raciocinou o responsável pela ópera que a apresentação poderia atrair a ira dos fundamentalistas islâmicos, cancelando-a em nome da segurança.