quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Leituras

BBC | US private space rocket crashes Os inícios da indústria espacial privada não estão a ser muito animadores. O foguetão SpaceLoft XL da UP Aerospace despenhou-se no lançamento, continuando no entanto os responsáveis desta empresa apostados em democratizar o custo do acesso ao espaço. Se isto nos parece muito amador e pericitante, lembrem-se dos primeiros tempos da aviação, em que os aviões seguros (relativamente) eram militares mas havia pioneiros que tinham a coragem e a imaginação para se lançarem nos ares em busca de novos negócios - primeiro com correio e diminutos transportes de passageiros mais corajosos, dando assim origem ao mundo da aviação civil. Estamos nos primeiros tempos do acesso fácil ao espaço; o caminho não será fácil.

Guardian | Pundits who contest climate change should tell us who is paying them O aquecimento global e as suas consequências já é uma realidade, mas mesmo assim os media divulgam regularmente estudos que parecem menosprezar as causas e os efeitos do aquecimento global. O que os media não divulgam é que esses estudos são patrocinados por grandes empresas da àrea da energia e da indústria, pouco interessadas em diminuirem os seus lucros por adoptarem prácticas ambientais. No absurdo destas tentativas de esconder o óbvio, temos os altos responsáveis científicos do governo norte-americano (a grande potência até na poluição) a censurarem os relatórios produzidos pelos institutos de pesquisa que dependem do estado americano, retirando ou diluindo frases que apontem para a irreversibilidade e para as consequências do aquecimento global.

Guardian | Earth's temperature is dangerously high, Nasa scientists warn Está cada vez mais claro: o grande desafio da humanidade nesta próxima década é o ambiente.