quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Leituras

Guardian | Hungarian leader refuses to bow rioters O primeiro-ministro húngaro teve um infeliz momento de honestidade capturado por microfones em que confessou ter mentido abertamente aos húngaros sobre o estado da economia durante anos a fio. As ruas de Budapeste explodiram.

Guardian | The sun can't solve everything A energia solar não é uma solução milagrosa; antes, é parte integrante de uma equação que inclui outras formas de energia alternativa e métodos mais eficientes de gerir o consumo de energia.

BBC | Seeds 200 years old breathe again Cientistas britânicos conseguiram fazer germinar sementes guardadas durante dois séculos no diário de um comerciante holandês. Este diário foi apreendido pelos vasos de guerra da marinha britânica e guardado nos arquivos do Almirantado. Apesar de guardadas em condições nada ideiais, algumas das sementes conseguiram ser induzidas a germinar. Mas o recorde pertence a cientistas israelitas, que afirmam ter feito germinar uma palmeira a partir de uma semente com dois mil anos de idade.

TSF | Lisboa, Porto e Setúbal têm escolas mais inseguras Um estudo recente da Deco apontou as escolas destas regiões como as mais inseguras do país, com os alunos a ter de suportar violência, roubos e tráfico de drogas nas redondezas das suas escolas. O que o estudo provávelmente não referiu é que são das zonas do país com maior pressão demográfica e, no caso de Setúbal, um sério problema de desemprego de longa duração.