sábado, 16 de setembro de 2006

Leituras

BBC | Astronomers name "world of chaos" O culpado da demissão de Plutão da categoria dos planetas foi o objecto cujo nome provisório era Xena, um asteróide maior do que Plutão. A União Astronómica Mundial, após a recente decisão de criar a nova categoria de planetas anões que vai obrigar à reescrita de inúmeros manuais onde o sistema solar aparece com nove planetas, atribuiu finalmente um nome oficial a xena - muito apropriadamente, Eris, deusa grega da discórdia. Para mostrar que até os astrónomos têm sentido de humor, à recém-descoberta lua de Eris foi-lhe atribuido o nome de Dysnomia - na mitologia grega, uma das filhas de Eris, e símbolo do espírito de fora da lei. Piadinhas cósmicas...

Guardian | Muslims angry at Pope speech O novo papa acabou de demonstrar que os tem no sítio... ao enfurecer os islamistas com um discurso proferido na alemanha em que citava as palavras de um imperador bizantino sobre os benefícios da religião de maomé. O império bizantino, convém sempre lembrar, foi o herdeiro dos territórios do império romano do oriente e foi varrido do mapa pelas hordes turcas convertidas ao islão, de maneira que os seus imperadores sentiram na pele as delícias do islamismo - tal como os cruzados infligiram as delícias beatíficas do cristianismo sobre os povos islâmicos do médio oriente. No entanto, o papa apenas afirmou o que todos sabem mas ninguém se atreve a afirmar, sob pena de excumunhão pelos sectores moderados da política e dos media, como aconteceu a Oriana Fallaci quando se atreveu a afirmar que o tratamento dado pelo islão à mulher era degradante e criminoso - e se viu frente aos tribunais do seu próprio país, acusada de ofensas à reiligião islâmica.

Na esperança de ser atingido por uma fatwa, ou de ser processado em tribunais portugueses por ofender religiões bárbaras, cito aqui as palavras do imperador bizantino que séculos depois, saídas dos lábios do maior representante de uma religião que só muito recentemente vestiu o manto de cordeirinha, estão a causar tanta celeuma: "Show me just what Muhammad brought that was new, and there you will find things only evil and inhuman, such as his command to spread by the sword the faith he preached." Bem dito.

Enfim, religiões... após uma herança de mais de trezentos anos de liberalismo e iluminismo, ainda não nos conseguimos livrar do vírus que provoca a tão perigosa doença que é a religião, que se manifesta sob tantas e tão perniciosas formas. Não há maneira de se arranjar um antídoto para a coisa.

The Times | The first bionic woman celebrates with a steak Em teoria, parece simples. O nosso cérebro controla o nosso corpo através de impulsos eléctricos. Basta apenas que se localizem esses impulsos, e se encontrar formas de captar esses impulsos para controlar próteses mecânicas. Na práctica, as dificuldades são imensas mas o progresso tem sido estrondoso. Finalmente é possível controlar próteses através do pensamento, o que permitirá dotar de braços e pernas mecânicos vítmas de amputação. Ao ver as imagens, não se consegue deixar de pensar We are Borg we will assimilate you... quanto ao futuro, surgiu aqui uma janela para uma imortalidade "virtual" em que apenas o cérebro resta da nossa humanidade, a controlar inúmeras próteses que substituem os orgãos mortais do corpo.