quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Leituras

BBC | More disaster for warmer world A curto prazo, as implicações da subida global das temperaturas devido ao aquecimento global traduzir-se-á num aumento das catástrofes naturais como épocas de incêndio destrutivas, vagas de calor intenso, furacões e tempestades violentas e inundações de proporções cada vez mais épicas. Será a nossa realidade futura, com a qual teremos que viver.

BBC | Overweight tops world's hungry Uma singela notícia que caracteriza bem o nosso apetite pelas desigualdades. Pela primeira vez na história, o número de obesos na população mundial ultrapassou o número de homens e mulheres que passam fome. Bela socieade a nossa, em que tantos engordam desmedidamente enquanto outros ainda passam fome. Este é o tipo de notícias que nos faz suspirar por um mundo mais justo.

Guardian | "People Power" is a global brand owned by America As "revoluções" constitucionais que tiveram lugar na Georgia, na Ucrânia e no Líbano na sequência de processos eleitorais fraudulentos foram publicitadas com grande fanfarra nos media internacionais. Ao oposto também se deu atenção - caso da Bielorússia, cujo recente processo eleitoral foi denunciado como uma fraude para legitimizar uma oligarquia corrupta. Se, no entanto, mudarmos de continente, é possível efectuar eleições perfeitamente fraudulentas sem que os legítimos protestos populares atraiam a atenção das legiões de jornalistas e de comentadores armados em paladinos da ordem democrática. É o caso do México, onde as suspeitas de fraude nas recentes eleições presidênciais não estão a ser divulgadas, e onde os protestos populares são menorizados como meras inconveniências que prejudicam o trânsito. Qual a grande diferença entre o México e os países das revoluções coloridas? O México está bem dentro da esfera de influência do seu grande vizinho a norte, mais interessado num governo com o qual possa continuar o seu business as usual em detrimento dos ideais que apregoa para justificar ocupações militares e guerras ao terror.

The Times | Faking faith to fool death squads O Iraque, apesar de todas as notícias em contrário, está de facto mergulhado numa guerra civil. As poderosas milícias Shiitas assassinam a torto e a direito qualquer iraquiano que professe outra religião que não a sua. A resposta sunita não se fez esperar. Em vez de confrontar, imita. A comunidade sunita exorta os seus cidadãos a memorizarem os nomes dos profetas shiitas, a terem nos seus telemóveis toques com cantos shiitas e até a falsificarem os documentos de identificação. Porque, às mãos de um esquadrão da morte, a diferença entre a morte e a vida pode estar no simples recitar de um cântico da forma correcta.

WFMU | Volcano Music (mp3) Há dias deixei aqui o link para uma notícia que relatava como uma nova técnica de detecção de terremotos produzia música a partir do ritmo sismológico dos vulcões. A técnica que permite ouvir a música dos vulcões chama-se sonificação e permite transformar dados em som - podendo ser aplicada a todo o tipo de dados. Quanto à "música" dos vulcões, soa bela e alienígena, como uma sinfonia de Xenakis ou uma experimentação ao piano de John Cage.