sexta-feira, 21 de julho de 2006

Leituras

Photobucket - Video and Image Hosting

The Eagles: their history, uses and construction Aqueles mais nostálgicos de entre os meus leitores lembram-se certamente da série televisiva Espaço: 1999, onde os habitantes de uma base lunar viviam aventuras à deriva pelo espaço após a lua ter sido ejectada da órbita terrestre, uma das consequências de uma guerra nuclear que devastou a terra. Aqueles com melhor memória lembram-se certamente dos módulos Eagle, aquelas curiosas naves espaciais que tinham muito pouco a ver com o estereótipo de nave espacial, geralmente apresentada com uma espécie de caça de combate ultra-aerodinâmico. Pelo contrário, os Eagles assemelhavam-se muito ao que realmente seria uma nave espacial multifunções. Para os fanáticos e para os curiosos, esta página dedica-se exclusivamente as estas curiosas naves.

BBC | Secrets of ocean birth laid bare O nascimento de um oceano: um rift no corno de àfrica está a permitir aos cientistas estudarem o processo de formação de um mar. Pensa-se que dentro de um milhão de anos o processo estará completo.

Guardian | Lebanon, North Korea, Russia... here is the world's new multipolar disorder A questão das ordens mundiais tem muito que se lhe diga, da pax romana ao rule britannia, sem esquecer a guerra fria e a famosa new world order proclamada pelo pai do agora presidente norte-americano. Mas dos escombros do Líbano, das pretensões norte-coreanas e iranianas, do caos iraquiano, misturados com as aspirações de novas potências económicas e militares como a China, a Índia e o Brasil, o que está a surgir é aparentemente uma ordem de caos e sangue. Uma desordem mundial...

Guardian | Italian police find "slave camp" Não acontece só aos portugueses escravizados em Espanha; em Itália foi recentemente desmantelada uma rede de esclavagismo de imigrantes ilegais polacos, que chegava ao pormenor de os encerrar em condições muito similares às de campos de concentração, onde os mafiosos que montavam guarda aos trabalhadores ilegais se apelidavam de Kapos - o infame nome dos guardas de campos de concentração nazi.

The New Yorker | Folie à Deux Passado e presente na vida de dois irmãos desavindos cruzam-se neste conto de William Trevor.