sábado, 8 de julho de 2006

Leituras

The New Yorker | The Phone Call Para que nos recordemos dos saudosos tempos da guerra fria (só dois grandes inimigos, o bem e mal, nada de complicações islamistas), a New Yorker publica um texto de Aleksandr Solzhenitsyn.

BBC | Battle to break land speed record Nesta era em que tudo já foi feito, descoberto, explorado e inventado, é sempre bom saber que há quem ainda tente levar mais além os limites do possível. Embora o recorde absoluto de velocidade em terra, obtido por um piloto da RAF que conduziu um motor a jacto com rodas, seja difícil de ultrapassar, os recordes britânicos serão desafiados por dois aventureiros que correrão um contra um na tentativa de estabelecerem um novo recorde. Não tentem fazer isto com o vosso carro - por muito bom que seja o vosso chasso, vão sempre comer o pó de carros que são essencialmente rodas soldadas a um depósito de combustível que alimenta um motor a jacto.

Guardian | Valley of the Dolls A icónica boneca Sindy foi redesenhada - agora, os seios da boneca aproximar-se-ão mais da proporção normal dos seios femininos. Um pormenor curioso sobre as bonecas de sucesso como esta e as ubíquas Barbies é que se se tratassem de verdadeiras mulheres, o peso dos seus seios desproporcionados impedia-as de andar. A lei da gravidade é implacável... a reflexão está no que realmente ensinamos às crianças. Nas escolas e em acções pontuais, esforçamo-nos para transmitir valores de respeito mútuo, solidariedade, não violência, enfim, todos aqueles valores que são essenciais ao ser humano. Logo a seguir, oferecemos às criancinhas Barbies versão estereótipo de beleza ou Action Mans apetrechados de gigantescos arsenais bélicos. Imaginem o que terá mais impacto na mente infantil...