quinta-feira, 15 de junho de 2006

Leituras

BBC | Shuttle crew arrives in Florida Bom augúrio: a tripulação da próxima missão do vai-vém espacial Discovery já se encontra no Kennedy Space Center a preparar-se para o lançamento de uma missão que será decisiva para o futuro dos space shuttles. O principal objectivo desta missão é verificar a eficiência das reparações e melhorias feitas à frota de naves espaciais após o desastre do Columbia. O sucesso desta missão é crítico para que se efectuem as últimas dezasseis missões previstas para a frota de vai-véns espacias antes de ser substituída pelo CEV. Entre as missões previstas estão missões de construção da estação espacial internacional - os seus módulos foram concebidos para serem lançados pelos vai-véns espaciais e não podem ser lançados a partir de um foguetão - e uma missão de reparação ao venerável telescópio Hubble.

TIME | Can Spain sustain? Nestas breves décadas, a economia espanhola deu o pulo que a tornou num dos motores económicos da europa. Mas com um ensino superior considerado medíocre, uma taxa de endivididamento que mostra que a quase totalidade da classe média está endividada para compra de casa, e uns pouco saudáveis 18% da economia dependentes da construção civil, haverá futuro para o crescimento económico do país vizinho?

Sky News | Hawking: everyone go to the moon Aquece o coração ouvir Stephen Hawking, o génio vivo da astrofísica, anunciar que acredita que o destino do homem está nas estrelas. De acordo com Hawking, dentro de vinte anos poderemos ter uma base lunar, e dentro de 40 anos uma base permamente em Marte. Para Hawking, o futuro nas estrelas asegurará à humanidade a sua sobrevivência perante catástrofes ambientais, nucleares ou tecnológicas (cá está o gray goo nanotecnológico).