terça-feira, 25 de abril de 2006

Leituras

Guardian | New technology may be changing the human brain Vivemos alegremente neste admirável mundo novo de telemóveis, portáteis, pdas, leitores de mp3 e internet pervasiva, mas raramente nos questionamos das reais consequência do uso das novas tecnologias. Por vezes preocupamo-nos com questões menores, como a obesidade dos novos sedentários de secretária, ou as radiações emitidas pelos ubíquos telemóveis, sem pensar que talvez haja uma questão maior: estará a estrutura do nosso cérebro, a estrutura do nosso pensamento, a ser afectada ou modificada pelo culto da tecnologia?

Guardian | Zimbabwe heading for collapse A perigosa combinação de nepotismo, sede de poder, incompetência e ganancia pode ter consequência destas: num país que há quatro ou cinco anos exportava alimentos hoje vive-se numa situação de catástrofe alimentar. Os profissionais que asseguravam os serviços públicos, simplesmente, emigraram. As àrvores da capital do Zimbabwe, Harare, estão a ser cortadas por uma população desesperada que recorre à queima de madeira como forma de energia.

Can Technology Save the Planet? Bruce Sterling é um ecologista optimista. Pensa que vivemos numa época de transição, em que o cataclismo ambiental que se anuncia poderá ser abortado graças à adopção de novas tecnologias. Se repensarmos o conceito de tecnologia, tornando-o mais de acordo com pressupostos biológicos, conseguiremos manter o nosso nível civilizacional consumindo menos recursos e apagando todos os erros da tecnologia industrial que nos colocaram nesta encruzilhada potencialmente catastrófica.