sexta-feira, 10 de março de 2006

Lição de Moral

O final de uma aula de EVT é um momento de caos primevo, onde uma confusão indescritível surge, repentinamente, varrendo a sala como um furacão, para se desvanecer invariávelmente na hora de saída. Mas apesar da confusão, o final da aula permite sempre alguns diálogos curiosos. Ontem, ao terminar uma aula de sexto ano, um aluno questiona-nos quando iremos trabalhar em barro.
- Barro não, argila – responde o meu colega.
- Então mas qual é a diferença?
- Barro e argila são o mesmo. Mas o termo argila é o mais correcto.

Aqui não me contenho. Não resisto. A oportunidade é por demais apelativa para eu a deixar fugir.
- Qual é a diferença entre um gajo e um homem? – questiono, virando-me para o rapaz.
- Então, gajo, homem, é a mesma coisa, não é?
- Bem, não… quem diz gajo é mal educado… e quem diz homem é bem educado.
Nada mau, como lição de moral, pensei eu. No entanto, a lição não terminaria sem o remate do meu colega.
- E quem diz senhor mais bem educado é.

Já percebem porque é que é bom ter dois professores na disciplina de EVT?