sexta-feira, 17 de março de 2006

Leituras

The New Yorker | Gleason Semanalmente, esta revista publica propostas interessantes de novas leituras.

BBC | Huge polar initiative announced Estudem-nos antes que derretam por completo: foi anunciada uma iniciativa que pretende realizar estudos exaustivos sobre as zonas polares do planeta. É uma iniciativa atempada. Se as tendencias ambientais não forem invertidas, brevemente o estudo das zonas polares será uma mistura entre a arqueologia e as ciências naturais.

TSF | Confrontos entre polícia e manifestações em França Março de 2006? Há alguns paralelos entre os acontecimentos em França e o maio de 68? Em 68, protestava-se contra a sociedade. Hoje, protesta-se contra o desemprego, e contra a sobranceira dos grandes poderes económicos, que não hesitam em colocar em jogo a vida de milhões de pessoas na sua incessante busca de cada vez maiores lucros. É certo que a sociedade está a mudar tremendamente; mas está a fazê-lo em direcção a uma ideologia em que as necessidades dos mercados se sobrepõem às necessidades das pessoas.

Blackstar Real or Fantasy? Um avião ultra-secreto? Capaz de atingir órbtias baixas? Há que saber mais... pode ser uma notícia falsa, ou nem por isso. No entanto, a quantidade de projectos aeronaúticos exóticos é tão grande que, se todos tivessem sido construídos, não havia museus do ar que os conseguissem guardar nos seus hangares.