sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Leituras

The New Yorker | Saintly Sinner Dois mil anos de fascínio com a figura bíblica de Maria Madalena, agora novamente na moda com as celeumas levantadas pelo Código Da Vinci.

BBC | Call to allow body organ selling Vai um rim ou um baço? Talvez um coraçãozito ou uns pulmões... a desvantagem do transplante de orgãos humanos é necessitar que morra um dador. Para obviar esta questão, e o horripilante tráfico de orgãos humanos colhidos ilegalmente, dois médicos americanos sugerem a legalização da venda privada de orgãos humanos. Macabro, não é, pensar que os orgãos poderão estar sujeitos às leis do mercado e à tributação fiscal...

BBC | China defends internet regulation A grande muralha da China é agora uma cyber-muralha que filtra todo o conteúdo indesejável na internet chinesa. As empresas informáticas que queiram penetrar no mercado chinês têm de deixar de parte ideiais tão gastos como o de liberdade de expressão e de informação.

Guardian | Communism may be dead, but clearly not dead enough O comunismo está morto, mas os seus ideiais de justiça social e igualdade sobrevivem. Bem, isso significa que o comunismo afinal não está assim tão morto quanto isso, e deve ser comparado ao nazismo para que seja definitivamente enterrado no caixote de lixo da história. Junto com os ideiais de justiça social, claro, que só interferem nos lucros empresariais.

Guardian | The Basra video should lay to rest a scurrilous lie Após dois anos de ocupação por potências demicráticas e legalistas, os iraquianos começam a sentir saudades do barbarismo de Saddam Hussein. Esse, pelo menos, não disfarçava as torturas e os constantes desmandos no meio de um caos político de difícil resolução como benefícios de um caminho em direcção a uma sociedade mais justa e democrática.