quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Leituras

Guardian | The prize: $10m. To win, just solve these science problems Após o sucesso do X Prize, que lançou em voo suborbital a SpaceShip One de Burt Rutan numa competição onde participaram dezenas de equipes de engenharia espacial, os organizadores decidiram estender este tipo de competições a outras àreas científicas. Não é nada de muito novo - lembrem-se que os primeiros voos em aeronaves foram realizados no âmbito de competições. O mesmo se aplica aos primeiros voos transatlânticos. Isto no dealbar do século XX. Ideias como esta trazem à ciência um toque excitante.

Guardian | Feeding fury Observações do mundo da arte: como passar da obscuridade à fama, com menções incluídas nos livros de história de arte, de acordo com o exemplo de Mark Rothko.

CNet | A brief history of hard drives Para se recordarem dos tempos em que um disco rígido de 1 megabyte era um luxo que ocupava uma casa inteira.

In John They Trust Assim começam as religiões - podemos rir dos cultos de carga polinésios, que glorificam as oferendas dos céus trazidas nas barrigas dos deuses/aviões americanos da segunda grande guerra. Celebra-se este ano um festival dedicado a um culto de carga. Sempre é menos sangrento do que os festivais católicos e islâmicos tão propícios a mutilações.

The Flying Luxury Hotel Se acham que o novo Airbus é grande, esperem para ver este super-zepelin a cruzar os céus do planeta.

Nova ficção online no InfinityPlus: Genetopia, de Keith Brooke.