domingo, 12 de fevereiro de 2006

Leituras

Guardian | Risky business O mundo é um local perfeitamente caótico. Diáriamente, somos confrontados com ameaças várias que vão do mero atentado terrorista à epidemia global, isto sem esquecer algum encontro fortuito com um buraco negro ou um asteroide viajante do espaço cósmico em rota de colisão com o nosso mundo (e não se esqueçam das estrelas que se transformam em novas, das explosões de raios gama, das galáxias canibais e das menos verosímeis mas possíveis invasões alienígenas). Como se isto não bastasse, também temos o aquecimento global, a globalização económica e os choques de civilizações. Valerá a pena ser optimista? De acordo com esta entrevista ao sociólogo Ulrich Beck, a questão não é essa. É preciso é compreender o mundo complexo em que vivemos para equilibrar a nossa necessidade de estabilidade com as naturais tendências caóticas.

Guardian | Declinology A declinologia, ou o estudo do declínio das tradicionais sociedades europeias, é o passatempo mediático dos países europeus. A nossa grandeza desvanece-se, os bons costumes e as boas maneiras desvanecem-se, a economia está a ir por àgua abaixo. É esse o sentimento que nos caracteriza.

Guardian | Europe's cartoon battle lines are drawn in shades of grey, not black and white Ainda os cartoons. Quem diria que uns traços de lápis poderiam causar tanta celeuma? A análise de Jonathan Steele neste artigo é implacável. Ninguém escapa, desde os editores do jornal que deliberadamente provocaram as comunidades islâmicas, aos líderes islâmicos que se estão a aproveitar descaradamente de um acontecimento menor para avançarem com as suas agendas políticas.

(No meio de tudo isto estão os papalvos religiosos que não se atrevem a pensar e apenas seguem na direcção em que os mullahs lhes apontam.)