segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Billie Holiday



Wikipedia | Bille Holiday
Billie Holiday - Summertime (mp3 128 kbps)

Para inaugurar os sons deste blog, escolhi a voz inagualável de Billie Holiday, trágica voz do jazz e do blues. O mp3 é uma gravação de 1933, Summertime, composto por George Gershwin e cantado na voz inagualável de Billie Holiday.

Nascida em 1915, desde muito cedo que Billie teve uma vida difícil, passada entre os despojos da criminalidade dos bairros de Baltimore. Filha ilegítima, passou a sua vida em busca de uma figura paternal, consubstanciada em inúmeras relações com homens que sempre a exploraram. Billie Holiday começou a sua carreira cantando em clubes nocturnos de má reputação, como forma de escapar a uma vida de prostituição. Cedo atraiu a atenção de grande músicos de jazz, embora não pelas suas algo limitadas qualidades vocais. O encanto da voz de Holiday estava na emoção que conseguia colocar até nas mais triviais canções.

Conhecida como Lady Day, pelo arrebatamento que demonstrava em palco, a carreira de Billie Holiday foi pontuada por inúmeros altos e baixos, coincidentes com períodos mais tumultuosos de uma vida recheada de ligações perigosas e consumo descontrolado de heroína.

Morreu em 1959, sem um cêntimo de seu, sem voz e apenas com uma reputação como uma das grandes senhoras do jazz. Para a posteridade ficaram inúmeras gravações que imortalizaram a voz sensual desta diva trágica.