Guardian | Oil industry targets EU climate policy
Era precisamente aquilo que precisávamos. Um lobby financiado pelas gigantes petrolíferas assentou arraiais na nossa Europa com a missão de convencer a União Europeia, os seus governos e os seus cidadãos a abandonarem o protocolo de Kioto. A estratégia passa por campanhas publicitárias a negar os efeitos do aquecimento global, pela publicação de estudos "científicos" que lancem dúvidas sobre as consequências da poluição sobre o clima, e, numa estratégia verdadeiramente pós-moderna, uma campanha na blogosfera para alterar a opinião dos bloggers, que na sua voz colectiva são capazes de alterar opiniões.
Uma notícia verdadeiramente tranquilizante. Do que nós verdadeiramente precisamos é de advogados americanos a vir até à Europa pregar o credo de que é errado apostar em energias renováveis e de que os efeitos do aquecimento global não serão aqueles que os cientistas pensam que serão.
Pergunto-me, às vezes, onde é que este tipo de pessoas têm a cabeça. Serão o dinheiro e os luxos assim tão mais importantes do que o futuro do nosso planeta, da nossa civilização, da nossa espécie?