quinta-feira, 8 de dezembro de 2005
Apophis
A órbita de Apophis em relação à da Terra. Ambos estão na mesma eclíptica, daí o perigo de colisão
Guardian | It's called Apophis. It's 390m wide. And it could hit Earth in 31 years time
MSN | NASA sets schedule for handling asteroid threat
Christian Science Monitor | An asteroid, headed our way
Space.com | Asteroid Apophis: Dealing with Earth's Future
Wikipedia | 99942 Apophis
Wikipedia |Apophis
Talvez seja desta, quem sabe. O espaço sideral não é um vácuo calmo onde nada acontece; antes, é uma verdadeira selva de raios cósmicos e asteróides em órbitas regulares que ameaçam colidir com planetas. No caso do 99942 Apophis, o risco parece ser real: há uma forte probabilidade que em 2036, este asteróide que mede uns humildes 390 metros colida com a terra. A energia libertada pela explosão equivalerá a 100 000 vezes a energia libertada pela explosão nuclear que arrasou Hiroxima. Os cientistas estão preocupados - avaliaram Apophis como um 4 na escala de Torino, a escala que mede as consequências de impactos de asteróides sobre a terra. A escala vai até 10, sendo 10 o mais cataclísmico, e a atribuição de um 4 pode parecer pouco preocupante, até percebermos que um 10 seria um impacto directo, em cheio no alvo, de um mega-asteróide que transformaria o nosso planeta numa nuvem de asteróidezinhos que choveriam sobre Marte e Vénus.
A confirmação do impacto ocorrerá a 13 de Abril de 2029. Se nessa data o asteróide cruzar a órbita terrestre num ponto muito exacto no espaço, em que a gravidade do nosso planeta irá atrair o asteróide para um impacto, em 2036 o impacto é certo. As probabilidades são de 1 para 5500, o que a nível cósmico não é tão grande como isso. Esperemos que dia 13 de abril de 2029 não seja sexta-feira...
As consequências do impacto seriam cataclísmicas. A área de impacto seria obliterada, transformada numa cratera gigantesca. Imaginem isso acontecer sobre Lisboa, Paris, Londres, Nova Yorque, Beijing... mas, ainda pior do que isso, a poeira levantada pelo impacto e a poeira resultante dos devastadores incêndios que se seguiriam obscureceria todo o planeta, mergulhando-nos numa época climatérica equivalente ao inverno nuclear.
Já se discutem medidas para evitar o impacto - o envio de sondas ao cometa para investigar até que ponto se tornará uma ameaça, e o envio de naves espaciais robotizadas para colidirem com o asteróide, deflectindo-o para uma órbita diferente. Fazer explodir o asteróide não é uma opção - isso iria transformar um problema numa míriade de novos problemas.
Apep, Apophis em grego
Curiosiamente, Apophis (ou Apep) é uma divindade malevolente do panteão mitológico egípcio, a divindade que simboliza o oposto de Ma'at, a divindade que simboliza a ordem e a verdade. Apophis simboliza o caos tenebroso e mortal. Entre os seus múltiplos aspectos, conta-se o de serpente.