quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Tomate Assado com Recheio de Massa

Enquanto escrevo estas linhas, o forno da cozinha esforça-se por aquecer o resultado desta receita.

Ingredientes:
8 tomates médios
8 folhas de manjericão (aquela plantinha que aromatiza a varanda da minha cozinha)
8 colheres de sopa de ditaloni ou outra massa tubular (desta vez, usei cotovelos)
2 colheres de sopa de salsa finamente picada
3 colheres de sopa de azeite virgem extra
Sal e pimenta moída no momento

Começamos por lavar os tomates e secá-los bem. Deixo-vos saborear os múltiplos sentidos desta frase, antes de referir que em seguida temos de cortar a parte de cima de cada tomate, deixando o pé. Reserva-se os topos dos tomates num pratinho à parte. Com uma colher, retira-se a polpa dos tomates para dentro de uma tijela. Confesso que comecei por usar uma colher de sopa, mas o interior dos tomates é rijo. Uma colher de gelado, com aquele rebordo mais fino, conseguiu vazar a polpa dos tomates. No fim de tudo isto, colocar uma folha de manjericão no fundo agora vazio de cada tomate.

Esta receita parece estar cheia de duplos sentidos. É normal. Fala-se em tomates e a cambada de pervertidos que são os meus leitores começa logo a imaginar coisas. Sobre isso, mais um duplo sentido: a beleza está nos olhos de quem a vê. Ou a perversidade está na mente de quem a sente...

Enquanto isto, vai-se cozendo a massa em àgua salgada. Não deixar cozer muito - metade do tempo normal. Depois de cozer escorrer bem

Numa tijela, misturar a polpa dos tomates com a massa. Adicionar a salsa, o sal, a pimenta e o azeite. Em seguida, recheiam-se os tomates com esta mistela, digo, com este preparado de tomate. Finalmente, cubrir os tomates com os topos (que, lembram-se, ficaram mesmo ao lado reservados num pratinho).

Só falta untar uma assadeira com azeite e aí dispor os tomates. Leva-se ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos.

Se sabe bem, ou não, é algo que descobrirei daqui a meia horinha. Até lá, digo-vos que a mistela de massa, salsa, polpa de tomate vazado na altura, azeite, sal e pimenta já dá um belíssima salada. Alambazei-me com os restos da mistela que não couberam dentro dos tomates e fiquei com o apetite bem aberto para os tomatinhos assadinhos e recheados que se estão a fazer no forno.

in Tomate, colecção Sabores do Mundo, editora Tikal, isbn 972-756-733-9 (podem encontrar no modelo, junto dos livros de cozinha)