terça-feira, 1 de novembro de 2005

Nixon

Image hosted by Photobucket.com

Wikipedia | Frank Miller

Nixon (ou Carl, ou qualquer outro nome) é um androide criado por Frank Miller em Hard Boiled. O curioso em Nixon é que não sabe que é um androide. Na sua mente, é um homem normal, casado e com dois filhos, que vive numa banal casa de um subúrbio de uma qualquer cidade americana. Todas as manhãs, dá um beijo à mulher e aos filhos antes de se fazer à estrada para ir para um entediante emprego como cobrador de impostos. Crente nesta banal vida de sonho, nunca se pergunta porque é que o seu entediante emprego envolve sempre a aniquilação total dos seus clientes, arrasando quarteirões inteiros e deixando um rasto de destruição generalizada enquanto berra a plenos pulmões (robóticos) "I am Nixon! I am a tax collector.

Nixon é na realidade um androide assassino criado para eliminar os rivais da Willeford Corporation, os responsáveis pela sua criação e manutenção. A crença numa banal vida humana normal é um construto social destinado a tornar mais eficiente a capacidade assassina da máquina.

Nixon vê-se envolvido numa conspiração levada a cabo por robots conscientes, que lhe tentam mostrar a sua verdadeira natureza. Descobrindo-se robot, Nixon confronta-se com o seu criador, com resultados... avassaladores.

Nixon falha. O seu destino é o comum destino de qualquer unidade informática que falhe: é reformatado.

Hard Boiled não seria possível sem as ilustrações de Geoff Darrow, com vinhetas tão cheias de pormenor que só apetece pegar numa lupa para se conseguir ver todos os detalhes que Darrow desenhou em Hard Boiled. Hard Boiled desenrola-se numa megalópole retro-futurista, recheada de detritos das actividades humanas, por entre auto-estradas congestionadas e ruas apinhadas das gentes mais bizarras. Com Nixon, descemos às ruas de um mundo carregado de sangue, vísceras e parafusos de servo-motores.