domingo, 30 de outubro de 2005

Maria



IMDB | Metropolis
Wikipedia | Metropolis
Metropolis

Um dos mais clássicos robots do cinema foi criado para um filme lendário que eu, infelizmente, nunca vi - Metropolis, o pioneiro filme de ficção científica realizado em 1927 por Fritz Lang.

Metropolis é um filme que retrata um distópico futuro frio e industrial, reflectindo a visão típica dos anos vinte do que seria a sua realidade de uma jovem industrialização levada ao exagero. Metropolis retrata uma megalópole, uma cidade futurista que depende das máquinas para funcionar, dependendo assim dos magotes operários de que as máquinas necessitam para funcionar.

Metropolis é um filme visualmente potente, que inspirou outros grandes filmes de ficção científica - os cenários do filme Blade Runner é um dos exemplos mais óbvios. O aspecto do robot C3PO de Guerra das Estrelas também foi nítidamente inspirado neste andróide de Metropolis.

Rotwang, o cientista louco que vive nas entranhas da cidade, concebeu esta andróide enquanto consumido por uma paixão por uma mulher que amou, e perdeu. A andróide é uma máquina perfeita, mas falta-lhe a alma.

A cidade de metropolis consome-se numa revolução interna, e a andróide tem um papel preponderante. Mas isso, são outras histórias. Para um filme de 1927, o aspecto visual da andróide é soberbo, especialmente se comparado com os robots dos filmes B dos anos 50, que na sua maioria não passam de barrotes animados de uma forma rígida. A andróide encerra em si qualquer coisa do sonho do homem-máquina, da transcendência da carne através de meios mecânicos.