sábado, 18 de junho de 2005

Os Profes

Ontem ouvi de passagem professores a comentarem que a falta de progressão revelada pelos seus alunos se devia a uma abismal falta de pré-requisitos que deveriam vir da primária.

Como não quero ofender ninguém, nem comento.

Também não vou divulgar quem o fez, ou em que turma. Isso não interessa. Falo nisto para salientar uma atitude clássica dos professores, que é o retro-culpar das deficiências dos alunos. Ignoro se os professores do 1º ciclo dizem que os alunos vêm mal preparados da pré primária; sei bem que nós, no segundo ciclo, regularmente atribuímos as culpas do desempenho dos nossos alunos na falta de preparação a nível do 1º ciclo. Tendo tido já a experiencia de leccionar ao terceiro ciclo, fartei-me de rir nas reuniões de concelho de turma em que as minhas colegas de terceiro ciclo lançavam as culpas na... falta de preparação dada pelos professores do 2º ciclo ("repete lá isso, se faz favor, agora que sabes que eu sou do 2º...?""ah desculpe, colega, não quis ofender..."). Provávelmente... provávelmente não, deixemo-nos de eufemismos e digamos as coisas como elas são. Os professores do secundário culpam os professores anteriores, essa cambada de incompetentes. Os do ensino superior culpam todo o sistema educativo (à excepção, claro, do seu nível de ensino).


Eu, pessoalmente, culpo os pais. Como é óbvio, ao entrar para a escola qualquer aluno já deveria ter um curso superior, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Veriam como essa pequena iniciativa ia logo melhorar os resultados do sucesso escolar, e colocar sorrisos satisfeitos na cara dos professores.