terça-feira, 21 de junho de 2005

O dia mais longo

Solstício
Tradições Religiosas
Tradições
Misticismos
Wikipedia | Solstício de Verão
Mitos do Sol

Já me ia esquecendo, hoje é dia 21 de junho. Dia de equinócio, o dia em que o sol está mais longínquo da terra (e por isso banha mais eficientemente o planeta com raios solares) e o dia mais longo do ano. Hoje é dia de festivais em honra da fertilidade da terra e da magia dos astros.

Seria um bom dia para esquecer as crises e festejar as forças da natureza. Um bom dia para nos recordarmos de tempos onde tudo era mais simples, em que os dias de sol e de calor não eram prenuncio de secas e incêndios, mas sim de alegres brincadeiras sob o céu azul. Dias em que o mundo estava ali, na sua plenitude, dando-se sem nada exigir em troca. Dias de amizades gozadas à sombra de canaviais, perto do fresquinho dos regatos. Recordações de dias luminosos da infância.

Dias simples, de vontades simples. Não são necessáriamente os dias de infância. Se soubermos olhar à nossa volta, se soubermos parar a correria dos dias, a pressão dos trabalhos e a compressão das responsabilidades, ainda podemos aproveitar a beleza da natureza e a alegria de estar vivo. Não nos podemos é esquecer de parar, nem que seja um bocadinho.