sábado, 28 de maio de 2005

Clive Barker

Hellraiser


Hellraiser
Site Oficial de Clive Barker
Curta biografia crítica
Site mais antigo
Bibliografia
Conto online:Lost Souls

Barker é o autor da série de filmes de culto Hellblazer, uma das mais potentes e imaginativas séries de filmes de terror/fantasia dos finais do século XX. Senhor de uma imaginação particularmente tenebrosa, Barker é um mestre na criação de mundos fantásticos e dimensões paralelas com permanentes pontos de contacto com o nosso mundo, onde a clássica luta do bem contra o mal assume proporções cataclísmicas.

Terminei recentemente a leitura de Everville, típica história do autor sobre os cataclísmicos acontecimentos numa cidade que é um ponto de encontro entre mundos, vidas, obsessões com o poder mágico, obsessões com o bem e o mal, e semi-deuses nietzschianos, acima do bem e do mal, que olham para as nossas tragédias com a curiosiade que nós reservamos à observação da vida animal. Para Barker, o horror e o mal são algo de físico e externo, supradimensional, mas práticamente inócuo… até que a verdadeira maldade, a eterna ambição humana pelo poder e superioridade, solta o mal com consequências inesperadas e devastadoras.

Literáriamente, Barker é um dos mestres da literatura escapista. Enredos bem urdidos, capítulos curtos com estórias que se interrelacionam, um estilo linguístico apurado, embora perto do vernacular. Não muito diferente, estilisticamente, de Stephen King ou de qualquer outro escritor de horror/dark fantasy. A qualidade excepcional de Barker está na sua capacidade de conjurar mundos fantásticos, autênticos dioramas que não se esgotam num só livro, nem numa só leitura.

Barker é, infelizmente, desconhecido do público português (excepto do seguidores de tendências de culto), não tendo nenhum livro traduzido. É pena. Não se perderia nada com uma leitura dos Books of Blood