quinta-feira, 21 de abril de 2005

STS 114


Space Shuttle Discovery

Space.com:NASA Delays First Post-Columbia Launch
O Discovery a chegar à rampa de lançamento
A memória da STS-1

Após o desastre que atingiu o vaivém Columbia em 2003 a Nasa tem sido muito reticente nos lançamentos de naves espaciais. Teve de ser revista toda a organização interna da organização, pois alguns engenheiros já haviam apontado o defeito na aeronave durante o voo espacial, mas esse facto foi subvalorizado na cultura opressiva da Nasa de então. Também gerou caos na construção da ISS - estação espacial internacional - só a nasa tem capacidade para lançar sete pessoas, com carga, para o espaço. As soyuz russas, um design já dos anos 60, só levam três. E a ESA está agora a terminar o nosso ATV (Automated Transfer Vehicle), que não é de modo nenhum um shuttle. E, para grande pena na comunidade científica, a Nasa vai deixar de fazer missões até à órbita do telescópio Hubble. Por razões de segurança.

Ao fim de alguns anos de cuidadosas aferições e reparações, a Nasa já está preparada para recomeçar os voos rotineiros do space shuttle. Em maio, para lá da segunda quinzena, talvez dia 22, estejam atentos aos telejornais, porque desta vez certamente que vão passar imagens daquele momento de tirar o fólego que é o lancamento de um vaivém espacial. Para já, umas imagens do vaivém enquanto está a ser levado do hangar no Kennedy Space Center para a rampa de lançamento, a uns calmíssimos metros por hora.

A missão é uma missão de teste aos novos sistemas burocráticos da Nasa. E espero que corra bem. A memória do desastre do Columbia ainda está fresca nas memórias.

E, falando em memórias, quem da minha geração é que não se lembra do primeiro lançamento de um vaivém espacial, nos idos anos de 1981?


Sapce Shuttle Columbia

Curiosamente, no mesmo dia em que por cá o Carlos Cruz foi definitivamente detido no processo de pedofilia na casa pia, foi o dia em que o Columbia explodiu na reentrada na atmosfera, espalhando destroços sobre todo o sul dos EUA. Seria uma coincidência maravilhosa que o Discovery, o vaivém da missão STS 114, fosse lançado no dia 25 de maio... grande festa!