sexta-feira, 8 de abril de 2005

Ficções, II

Ainda o assunto do artigo especial da revista "Os Meus Livros". João Seixas, o autor dos artigos que mencionei no post anterior, publicou também uma lista de dez livros de FC que deveriam ter sido traduzidos, alguns clássicos e alguns recentes. Cá vai:
Ciclo Instrumentality of Mankind, de Cordwainer Smith. Nunca li, mas Cordwainer Smith é um dos autores seminais da Golden Age da FC - a era dos pulps, revistas como a Amazing Stories, a Air Wonder Stories e tantas outras. É uma obra vinda da era da infância da FC, que pelos vistos não ficou rápidamente datada, como aconteceu à maioria da FC produzida neste período.

Stand on Zanzibar, de John Brunner. Também não li, embora tenha um txt no disco rígido com o livro. Também é uma obra incontornável.

Dangerous Visions, editado por Harlan Ellison. Ellison é um dos melhores escritores de contos de FC, dos quais destaco Repent, Harlequin! Said The TickTocMan e I Have No Mouth But I Must Scream. Não está nada traduzido em português, que eu saiba.

Bug Jack Barron, de Norman Spinrad. Este é um nome que me surpreende - Spinrad escreve uma coluna na Fantasy and Science Fiction, uma revista da especialidade, mas nunca foi discutido como um autor importante. Estou curioso.

The Centauri Device, de John Harrison. Não li, tenho no disco rígido, e é incontornável, o que quer dizer que hei de ler.

Dhalgren, de Samuel R. Delany. Também não li, e inclino a cabeça, envergonhado. Delany é um dos maiores nomes da FC, autor de Babel 17 e Nova, as melhores Space Operas jamais escritas.

Blood Music, de Greg Bear. Onde a FC se conjuga com os medos da biotecnologia. Livro potente e poderoso sobre um tema clássico: o cientista que se torna cobaia da sua própria experiência, tentando transcender a sua humanidade.

The Anubis Gates, de Tim Powers. Sobre este não sei mesmo nada. Nada.

The Hyperion Cantos de Dan Simmons. Mais uma das obras que marcou o apogeu da Space Opera.

Perdido Street Station, de China Miéville. China Miéville é apontada como uma das revelações da nova FC, misturando cyberpunk com space opera. Ainda não consegui ler, mas se algum editor bem intencionado se decidir a publicar...