quinta-feira, 14 de abril de 2005

Convergências

Lecture highlights need to share


É preciso partilhar.

Brutal artigo na bbb.co.uk ontem, que resumia uma conferência de Lord Broers sobre tecnologia.

Temos o mito comum do inventor, da invenção e do progresso científico e tecnológico como uma sucessão de momentos eureka: o eureka na banheira, a maçã que cai na cabeça, a chave que dá choque no papagaio, os fungos esquecidos na lamela, e etc., e etc., e etc.. São milhentas as histórias de momentos cruciais da ciência, descobertos por génios solitários capazes de ver, momentâneamente, para além dos horizontes.

Mas a verdade é que hoje, o nível de complexidade científica e tecnlógico é tão elevado que já não é possível corresponder ao mito do cientista isolado, louco ou não, que sózinho no seu laboratório revoluciona o mundo. Os doutores Pardais e os cientistas loucos estão, definitivamente, apenas no campo da ficção. Hoje apenas é possível descobrir novas e revolucionárias tecnologias fazendo convergir ideias e descobertas de várias àreas do conhecimento. O artigo dá um (até dá mais do que um) exemplo: a tecnologia GPS, que foi possibilitade por uma sinergia entre investimentos militares, miniaturização de hardware, descida dos custos de produção de hardware, avanços em astronautica e descida dos custos de lançamento de satélites.

Outro exemplo curioso é o do laser: quando foi inventado, pensava-se que poderia ter poucos usos para além da holografia, e, claro, de super armas futuristas (os raios da morte). Ainda não temos super armas; mas qualquer leitorzito de cd ou dvd tem um laser. As comunicações em fibra óptica funcionam por... laser. E os chips de computador, cada vez mais potentes, com cada vez mais transistores por micron quadrado, são produzidos... através da gravação em sílicio por laser.


"Most modern technologies are created by bringing together and evolving capabilities which already exist. The genius lies in the way they are brought together and improved,"

"These advances involved many people in many laboratories. The idea that a single person can 'invent' a new technology is out of the question in these cases"

Já fazia uns dias desde que eu lia uma opinião que me obrigava a pensar.