terça-feira, 29 de março de 2005

Judge Dredd


Judge Dredd

Site da 2000 AD
"Biografia" de Dredd
Judge Dredd Character Outline
Filme Judge Dredd, na IMDB
Umas páginas de um conto de Dredd para ler online


O mais duro entre os duros, o mais justo entre os justos, Judge Dredd é o mais irónico personagem da BD inglesa. Dredd é um personagem icónico, símbolo de um futuro distópico em que a lei está acima de tudo.

Dredd mantém a lei em Megacity One, uma megacidade que ocupa a costa este da américa do norte. O mundo encontra-se dividido numa série de megalópolis, onde se congregam os restos da civilização após uma guerra nuclear. As megacidades são administradas por um corpo especial de polícia, os Juizes, homens e mulheres duros, capazes de administrar justiça sumária e que se regem por um código de conduta extremamente rígido. Os habitantes deste mundo distópico são nominalmente livres, mas qualquer conduta menos apropriada leva a um castigo imediato, muitas vezes pouco proporcional ao delito. Mas, quando se vive numa megacidade sobrepovoada, uma vida conta pouco...



Entre as megacidades encontram-se vastos desertos radioactivos, habitados por mutantes degenerados. A lei também é aplicada aos restos desta humanidade, pois o glorioso fim de uma carreira de Juiz não é uma tranquila reforma, mas sim a Longa Caminhada: a aplicação da lei na terra amaldiçoada, até à morte.

É um futuro distópico, violento, de contornos fascistas, que reflecte uma (muito, mas mesmo muito) profunda ironia. É um sinal do que aconteceria se a lei e ordem fossem levadas ao extremo. Viveríamos numa sociedade dura, mas justa, com ênfase no duro. No entanto, a violência das histórias de Dredd tornam esta ironia um bocadinho difícil de apreciar...

Dredd foi criado por John Wagner e Carlos Ezquerra nos idos anos de 1977 para as páginas da 2000 AD, uma revista de BD britânica. Personagem popular como é, foi adaptado para cinema numa adaptação sensaborona que não faz juz ao carácter da personagem. E digamos que Sylvester Stallone no corpo do Old Stoney Face não é muito convicente.



Encontram-se poucos comics deste personagem cá por estas bandas, o que é uma pena. Do lado de lá do túnel da mancha é mais comum encontrá-o, quer nas páginas da 2000AD quer no seu próprio Megazine. Umas pesquisas no google descobriram poucos resultados sobre o comic, mas muitos sobre um jogo e computador (o que significa que os fãs de Dredd são, talvez, um pouco preguiçosos...)