sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

O elogio dos maus professores

Elogio dos Maus Professores

Mea culpa. Sou professor, mas não frequento muito páginas, blogs ou fórums dedicados à profissão (já chegam os dias dedicados, agora também as noites?). Mas de vez em quando, desço da minha torre de marfim ornada a arte e ficção científica e deparo com pérola como este Elogio dos Maus Professores.

Maus professores?

Entendemos sempre a escola como um espaço utópico. Tem tudo de melhorar, ser sempre perfeito e bom. Os alunos serão sempre aplicados, estudiosos e bem comportados. Os professores sempre competentes, dedicados, bons professores. E quando este modelo utópico choca com a realidade, bem, aí temos as correntes neuroses histéricas sobre o mau estado do sistema educativo. Que não é perfeito, mas funciona.

Neste curioso artigo, em nome da diversidade de ideias e formações, este colega elogia os professores que o marcaram pela negativa. Talvez tenham sido aqueles que lhe tenham ensinado mais - não sobre matérias e programa, mas sobre bom senso e humanidade.

Não posso deixar de concordar com o artigo. Não só pelo exemplo pedagógico (o mau professor ensina-nos o que não fazer), mas também pelo sentido de que a escola não se resume a matérias programáticas, mas também inclui aprendizagens altamente formativas (a chamada escola informal) baseadas nas experiências do dia a dia dos alunos.

Serei eu bom ou mau professor? Essa questão nunca anda longe do meu cérebro. Tento ser o melhor professor que sei ser, mas fico mais descansado sabendo que os meus maus exemplos também servem para ajudar à formação dos petizes.