quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005
Liga de Cavalheiros Extraordinários
Liga de Cavalheiros Extraordinários
Comics de Alan Moore
Devir
Alan Moore sempre foi o mestre dos comics. Qualquer comic, qualquer personagem tocada pela imaginação fértil de Moore, é sempre sinónimo de qualidade literária, que muitas vezes não está aliada a uma grande qualidade visual. Mas é assim o mundo dos comics - versão anglo-americana da Banda Desenhada, que está na fronteira entre o artístico e o comercial.
Alan Moore foi o autor dos comics mais influentes publicados desde os anos 80. Watchmen, V for Vendetta, From Hell, America's Best Comics, Monstro do Pântano, Miracleman... a lista é infinda.
Publicado pela Devir no ano passado, a Liga de Cavalheiros Extraordinários é um conto de aventuras numa inglaterra vitoriana idealizada a partir dos escritos dos escritores populares da época vitoriana: Conan Doyle, Bram Stoker, Edgar Allan Poe, H. Ridder Haggard, Verne. Moore pega nos imortais personagens, já um pouco esquecidos, e junta-os no clássico formato comic de clube de super-heróis. Allan Quatermain, o Capitão Nemo, o Professor Moriarty (arqui-inimigo de Sherlock Holmes), Willelmina Murray (a que sobrevive a Drácula), o Homem Invisível, Dr. Jekill/Mr. Hyde - unidos no combate às ameaças ao imperio britânico.
Divertido, erudito - aconselho a leitura.
Liga de Cavalheiros Extraordinários