quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

La Fornarina


Rafael - La Fornarina

La Fornarina no Salon.com

Quem foi La Fornarina? Pintado em 1520, este é um dos quadros mais sensuais do renascimento. Se o sorriso da Mona Lisa pode implicar muita coisa, o sorriso da Fornarina sugere muito mais. Mas quem foi esta mulher, imortalizada por Rafael?

Os especialistas divergem. Antes de mais, é preciso perceber que, para pintar uma mulher nua naqueles tempos, era perciso ser muito íntimo dessa mulher. Os retratos femininos pintados por da Vinci não são nús, apesar de belos. Como Rafael passou os útlimos anos da sua vida perdidamente enamorado por Margherita Luti, filha de um padeiro de Siena, especula-se que a modelo deste quadro foi a amante do pintor (daí o título, la fornarina, a padeirazinha).

Nada como uma bela história de amor para completar um belo quadro.

Mas a modelo também poderia ser outra mulher, sugerem os especialistas. Mais específicamente, a jovem noiva do mais rico mecenas de Rafael, Agostino Chigi, banqueiro do papa.

Terá Rafael pintado por amor, ou por dinheiro?

As fontes contemporâneas de Rafael pouco ajudam. Vasari, o biógrafo dos grandes pintores do renascimento, apenas nos diz que Rafael gostava imenso de mulheres, estando sempre pronto para as servir.

Quem foi, então, a Fornarina?