quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

Incrível, II

Sempre é verdade. Existe mesmo um turco pintor, cego desde a nascença. Como é que ele consegue pintar? A explicação é um tributo à capacidade de adaptação do cérebro humano, bem como Às capacidades de aprendizagem. A explicação científica refere que, em casos de cegueira congénita, as àreas cerebrais relacionadas com a visão não páram - adaptam-se. Refere-se inclusivamente que todas as crianças, mesmo as cegas, têm capacidades gráficas - conseguem desenhar.

Mas isto, por si só, não explica alguém que pinta com sentido de perspectiva, luz e cor, sem nunca ter visto cores, contrastes, sombras. E, para complicar, não esqueçamos que, para todos os efeitos, a perspectiva é uma ilusão geométrico-pictórica. Aqui entra o poder da aprendizagem. No que respeita às formas, o pintor foi aprendendo quais as formas correctas dos objectos através de dicas, informações e comentários aos trabalhos em progresso. Quanto às cores, difícil para quem não tem a noção sequer do que são cores, mais uma vez entram as informações dadas por terceiros, quer amigos quer professores, sobre as relações cromáticas, contrastes de cores e sombras. Quanto às cores em si... memorizou-as. Distingue-as pelas qualidades olfactivas e tácteis.

Só usa um truque: utiliza um cavalete especial para desenhar, com lápis que deixam sulcos pronunciados no papel - usa o tacto para "ver" o que desenha.

Fascinante.