domingo, 23 de janeiro de 2005

Vamos Dançar




Vamos Dançar?

Vi recentemente a última bastardização de uma boa ideia produzida por hollywood, o filme Vamos Dançar.
Os primeiros vinte minutos do filme são deliciosos. Um homem de vida apagada debate-se com a rotina diária durante as viagens de comboio entre a casa e o emprego. A visão de uma mulher na janela de uma escola de danças de salão intriga-o, e acaba por descobrir uma nova vida interior ao descobrir as danças de salão. Deliciosa história, se bem que seja completamente implausível Richard Gere como advogado apagado e Jennifer Lopez como professora de dança semi-retirada do mundo.

Mas como o filme tem de durar mais do que vinte minutos, somos mimados com um acumular de cenas espúrias, que estão mais, e que servem unicamente para matar o tempo até aos 90 minutos necessários para o filme, bem como de show off para os actores principais do filme. Cenas divertidas, cenas de dança, concursos de dança... fazem parte do filme, mas este não teria perdido nada sem estas cenas.

O filme é um remake de um filme japonês, o que me deixa curioso. Sem bastardizações, sem actores famosos para se exibirem, talvez o filme original mantenha a delícia do enredo durante todo o filme.

O filme daria uma bela curta metragem.

Citando as sinopses do filme:
"Vamos Dançar?

O advogado John Clark (Richard Gere) sabe que a sua vida é quase perfeita. Casado com Beverly (Susan Sarandon), a mulher que ama, construiu uma carreira de sucesso e educou dois filhos maravilhosos.

Mesmo assim… os seus dias não passam da mera rotina, com uma viagem de regresso a casa tediosa e com a família demasiado ocupada para que possam passar tempo juntos.

Por vezes, John questiona-se se isto é tudo o que a vida tem para dar. Até que, uma noite, no regresso a casa, John sai do comboio e faz o impensável. Sem contar a ninguém, inscreve-se em aulas de dança orientadas por uma jovem e sensual professora (Jennifer Lopez).

De repente, o advogado é confrontado com todo um novo universo – de ritmo, música e paixão!

Peter Chelsom (“Feliz Acaso”, “Mistérios do Sexo Oposto”) adapta o filme original de Masayuki Suo (“Dansu Wo Shimasho Ka”) que conquistou o coração dos japoneses e, mais tarde, se afirmou na Europa e nos Estados Unidos. O vencedor de um Globo de Ouro Richard Gere (“Chicago”, “Pretty Woman – Um Sonho de Mulher”), a galardoada com Óscar Susan Sarandon (“A Última Caminhada”, “Thelma e Louise”) e a sensual Jennifez Lopez (“Romance Perigoso”, “Encontro em Manhattan”) compõem um elenco de luxo nesta comédia romântica sobre aquilo que estamos dispostos a fazer para descobrir novas paixões."