domingo, 24 de julho de 2022

URL

Esta semana, destacamos uma revisão delirante de Biggles, Duke Nukem em filme (porquê, mas porquê?), e música composta com Inteligência Artificial. Fala-se de web5, da suposta consciência de chatbots, e a desintegração contemporânea da Internet. Ainda se olha para o 10 de junho, a história do sorriso, e os efeitos do aquecimento global nos vestígios da arte paleolítica. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Firefox: Still a better soviet plane than Mig-28 (e sim, sei perfeitamente que não há tal aeronave como um Mig-28, foi um avião fictício, um F-5 com estrela vermelha, para o filme TopGun original).

Life, Literature, This Moment of June: Sugestões literárias para este mês entre o primaveril e o estival.

Maurice Bourgeois, Le Monde en 2022. Anticipations américaines (1923): Ler estes antigos futurismos recorda-nos quanto da predição de eventuais futuros é, na verdade, transposição dos anseios do presente.

Jeronymo Monteiro: A Casa de Pedra: Um olhar para um autor clássico da ficção científica brasileira.

Duke Nukem is getting a movie from some guys who could actually pull it off: Isto pode ser simplesmente mau, ou tão mau que se torna bom. Só me pergunto como é que, nestes tempos culturalmente sensíveis, vão dar expressão à caricatura de misoginia exacerbada de Duke Nukem, personagem de um jogo que se tornou de culto precisamente por se assumir como pateta, cheio de piadas e referências à cultura pop.

Camões -uma biografia em BD nos cromos: Preservação digital de uma série de cromos ilustrados por Carlos Alberto, um dos grandes ilustradores portugueses de BD dos meados do século XX.

Five Works Featuring Truly Alien Versions of Earth: Terras irreconhecíveis, imaginadas pelos autores clássicos da Ficção Científica.

'Exterminius': la fotonovela alienígena que traumatizó a una generación desde las páginas de 'Mortadelo': Não é novidade nenhuma que a malta que criava horror para crianças e adolescentes, nos anos 70 e 80, fumava umas cenas. De que outra forma explicar as bizarrias que nos legaram, que hoje seriam consideradas traumáticas?

How People From 1955 Imagined Technology of the Future: Automatismos caseiros, carros atómicos e muitos comboios.

Books I will not write: BIGGLES!!: E, confesso, depois de ler estes apontamentos para um romance inspirado num personagem clássico da literatura juvenil britânica, que Charles Stross tirou do sistema mas nunca irá escrever, fiquei cheio de vontade de o ler. Já li Biggles, para referência cultural, não fiquei particularmente impressionado com este piloto da RAF em eterno duelo com o seu rival alemão. É história juvenil de época, vale precisamente por isso. Agora, como Stross propõe, catapultar Biggles para o futuro, com fluidez de género, choques futuristas e espancar nazis no espaço? Malta, queremos ler, não queremos?

Grant Morrison Plans To Replace Russell T Davies On Doctor Who: Para já, é uma intenção não concretizada. Mas diga-se que as bizarrias ao estilo Morrison seriam perfeitas como aventuras do The Doctor.

Dante – Luís Louro: Pessoalmente, há algo no estilo e histórias do Luís Louro que me repele, apesar de admirar a sua capacidade gráfica. Apesar disso, suspeito que este Dante mereça ser lido. Visualmente, parece deslumbrante.

Holly+: Come and sing like Holly Herndon!: É uma das minhas obsessões musicais do momento. O trabalho desta compositora é notável, utiliza extensivamente inteligência artificial para processar voz, e o resultado são sonoridades assombrosas, ritmos e tonalidades inesperados.

GÓTICO EXÓTICO Y GATO MÁGICO | Jesús Palacios: Um mergulho profundo num clássico do cinema de terror de série B.

The Books Swallowed by the Black Hole of the Coronavirus: Publicar nos primeiros tempos da pandemia, com tudo a fechar, as pessoas assustadas e confusas, meios editoriais a adaptar-se ao online, não foi fácil. O resultado são muitos livros infelizmente esquecidos, que não tiveram a necessária projeção e promoção.

Então? Abandonaste os Super Heróis? Agora só lês Manga?: Spot on nalguns pontos, nomeadamente a excessiva interligação de arcos narrativos entre títulos, e a investida comercial nas questões de género e etnia, que se percebe estar a acontecer por as editores verem ali um público apetecível, e não por reais preocupações com estas questões. Se bem que mergulhar no manga é arriscar em séries intermináveis...

16 of the Best Songs That Have Blown Up on TikTok This Year (So Far): Esta rede social (não funciona exatamente como tal, mas chamemos-lhe assim) é perfeita para viralizar música, com o seu foco em vídeos ultra-curtos aos quais se podem aplicar excertos de músicas. E começa a fazer sentir os seus efeitos nos meios culturais, com essas músicas a chegar ao mainstream, ou a ser recuperadas da memória. Notem que nem todas são boas, aliás, grande parte da músiva viral via tik tok é sofrível - digo isto com ódio especial ao funk brasileiro, cuja mediocridade é um poço sem fundo.

An Immigration Advisory for Fictional Dystopias: Revisitar distopias clássicas e contemporâneas, uam espécie de guia de futuros a evitar a todo o custo.

Hyperganic launches its AI-based algorithmic design software to the public: Uma proposta de software a manter no radar.

Tecnologia

1980 album art for “Yasuo Higuchi, Orchestra 2772”: Retro-SF Disco.

The rise of computer-generated, artificially intelligent influencers: Não há aqui grande surpresa, ser influencer é acima de tudo um modelo de negócio. E o que for automatizável, sê-lo á. Boa parte deste tipo de conteúdos pode perfeitamente ser produzida de forma automática, e nem daríamos por isso.

Europa: Catching Up with the Clipper: Como não ficar seduzido pelo sense of wonder, face às maravilhas da engenharia espacial?

How DALL-E could power a creative revolution: Sinto sempre que quem fala dos algoritmos de geração de imagens por inteligência artificial se excita em excesso com as suas produções. Mas sim, estes algoritmos são uma surpreendente ferramenta criativa, mas o seu real potencial está muito para além da visão direta dos algoritmos como substitutos da criatividade humana. É mais intrigante ver o que os criativos humanos conseguem, usando estes algoritmos.

Jack Dorsey: Fuck It, We're Doing Web5: Valerá a pena levar isto a sério? Afinal, é um milionário que enriqueceu à custa do tipo de plataformas centralizadas que tanto critica, a apostar na completa descentralização da internet (o que, bem vistas as coisas, seria um curioso fechar de círculo, uma vez que a corrente internet dominada pelas stacks - as mega-empresas e plataformas, nasceu da internet descentralizada original, onde todos podiam ter a sua voz).

How the Mayflower Became the First Autonomous Ship to Cross the Atlantic Ocean: Discretamente, aconteceu um marco para a navegação autónoma, com um barco robótico capaz de cruzar o Atlântico sem intervenção humana.

How a Design Battle Between Chip Engineers Led to Polaroid’s Revolutionary SX-70 Camera: O que retiro desta história - a complexidade e sofisticação da tecnologia de hoje tem as suas raizes em projetos antigos (ok, obviamente...), que nos legaram objetos que por serem tão retro, já não associamos a tecnologia avançada.

Odd Inputs and Peculiar Peripherals: Using a Commodore Light Pen on a Modern(ish) Computer: Recriar as antigas canetas de luz, um periférico que antes do rato, prometia ser fundamental para interação humano-computador.

Would You Buy the World's First Laptop With an E-Paper Screen?: Pensava que esta discussão estava encerrada, os ecrãs e-ink são excelentes dentro do nicho específico da leitura digital, mas não apropriados para outros tipos de uso. Mas há quem não desista facilmente, e confesso que tenho uma enorme dificuldade em perceber exatamente que nicho de mercado um portátil com ecrã monocromático de baixa taxa de refrescamento poderá servir.

Cómo la Unión Europea perdió por completo la batalla por fabricar teléfonos móviles: De líderes tecnológicos a meros consumidores. Uma história de ambições perdidas, má gestão ou péssimas opções de negócio.

Computing Books | 2223: Livros para conhecer mais a fundo a história da computação.

Aprender informática con lápices de colores: estos dibujos te enseñan computación igual que un Mandala: Um recurso interessante, unplugged, que nos ajuda a aprender conceitos elementares de computação de forma simples e divertida.

An AI Image Generator Is Going Viral, With Horrific Results: A internet anda a brincar com a DALL-E mini, uma variante do super-algoritmo da Open AI, e, pronto, como dizer? É pura internet, vêm sempre ao de cima as piores pulsões e ideias mais patetas.

Google’s ‘Sentient’ Chatbot Is Our Self-Deceiving Future: É tentador, e simplista, dar crédito ao recente rumor de um chatbot inteligente. Bogost faz aqui um excelente trabalho a desmontar o mito, que nos desvia das reais problemáticas trazidas pela inteligência artificial - a forma como os algoritmos são utilizaods, os enviesamentos nos modelos de treino que os sustentam, e as más consequências disso. Até porque isto parece em tudo ser uma variante do problema ELIZA, um dos primeiros chatbots, cujo uso e crença cega numa suposta consciência de um algoritmo que apenas devolvia as palavras escritas pelos utilizadores, assustou e chocou o seu criador, Stanley Weinzenbaum.

Google's AI Isn’t Sentient, But It Is Biased and Terrible: Confundir as coisas, e com isso, passar ao lado dos reais problemas levantados por estas tecnologias. É sedutor, porque simplista, confundir probabilidades em espaços latentes com consciência de si. Diria até que é o corolário de muitos velhos sonhos que já nos vêem da mitologia (sai um Pigmalião moderno?), mas na verdade, embora nos possa parecer, este algoritmo não é realmente consciente e inteligente. Podemos, e é uma discussão interessante, debater se nós estamos realmente conscientes, o que é isso de inteligência, se simulacros complexos podem ser tão semelhantes ao real que se tornem o real. É uma boa discussão, mas também não podemos esquecer os problemas de enviesamento trazidos pelos correntes modelos de inteligência artificial. E esses, têm impactos bem reais na vida das pessoas.

Internet em tempos de guerra: o fim do mundo hiper-conectado: Balcanização, fragmentação, restrições, vigilância, fim da internet como espaço de liberdade global. A guerra provocada pela Rússia está a mostrar algumas tendências que os estados totalitários já andam a experimentar há algum tempo.

La estación espacial de China, Tiangong, es un prodigio del orden. Sobre todo si la comparamos con la ISS: Vá, a casa é nova, é natural que ainda não se tenha tido tempo para acumular coisas e desarrumações.

Modernidade

Richard Bizley: Paisagens de outros mundos.

In Ukraine, Youth Has Ended: Recordar o impacto que esta guerra sem sentido tem sobre milhões de vidas, agora em suspenso, por causa da decisão belicista de um ditador envelhecido num país decadente.

The best books on Neoliberalism, recommended by Gary Gerstle: Cinco livros para melhor compreender a ideologia que reduz tudo à economia, na visão restrita do capitalismo selvagem.

RARET: Portugal no epicentro da propaganda na Guerra Fria: Uma história da emissora que, a partir de Portugal, transmitia a Radio Free Europe para a europa de leste. Histórias da guerra fria, pouco conhecidas entre a discrição do estado novo, e a não assunção dos tempos da democracia.

10 de Junho: vidas e sombras: Olhar para um feriado com enorme potencial polémico, se discutido de forma crítica. Suponho que o que melhor resume quer o feriado, quer as nossas ideias sobre o país, está aqui: "Um país ainda preso a uma mitologia colonial, feita de heróis, santos e navegadores, e incapaz de reconhecer a violência intrínseca a esse processo histórico, tende a contemplar-se numa espécie de espelho de Narciso: vê-se, ao mesmo tempo, belo e deformado". Fora dos meios académicos, discutir isto é delicado, fica logo tudo polarizado entre visões extremas.

On conflating drag, (and femininity), with sexuality: Algumas raízes históricas dos mitos e visões conservadoras sobre a sexualidade.

O Cérebro em Busca de Si Mesmo (2022): O trabalho extraordinário do neurocientista pioneiro Ramon y Cajal, com uma curiosa ligação entre arte e ciência.

All About The Smile (And Its History): A preponderância do sorriso é um constructo cultural relativamente recente, embora a universalidade do sorrir seja intemporal.

La ciudad de provincias española que se ha convertido en un modelo mundial para el urbanismo sin coches: Pontevedra é, de facto, uma cidade convidativa ao peão, com um centro livre de automóveis. Desconhecia a solução de mobilidade urbana com percursos pedestres otimizados para rapidez de circulação urbana.

Geneticists Figure Out Why Dogs Are So Friendly to Humans: De facto, o antropocénico tem mostrado até que ponto a influência humana altera os ambientes naturais. No caso dos cães, pode-se dizer que é de certeza a única vez em que a humanidade acertou.

As Climate Change Destroys Paleolithic Cave Art, France Opens A Museum Of Reproductions: Isto é uma notícia triste, que recorda que nada está imune aos efeitos do aquecimento global. Aqui a perda é cultural, perdem-se os vestígios da mais antiga humanidade.

Potsdamer Sea: Nada como Manaugh para tecer este tipo de textos profundamente ballardianos, onde memória, urbanismo e modernidade se cruzam.