domingo, 14 de fevereiro de 2021

URL

Esta semana, destacamos as bandas sonoras dos filmes de Edgar Pêra, ucronias com aviação, e mais sugestões de leitura (nunca são demais). Na tecnologia, fala-se da relação entre jogos de computador e a mente das crianças, de tecnologias DIY de realidade aumentada, ou da incúria de especialistas em cibersegurança. Ainda recordamos o inqualificável momento da invasão do Capitólio.

Ficção Científica e Cultura Pop

Frenzy (Original Title: Goodbye Piccadilly, Farewell Leicester Square): Na verdade, creio que este soon to be an Hitchcock film nunca passou de um soon to be.

https://pulpcovers.com/frenzy-original-title-goodbye-piccadilly-farewell-leicester-square/

Kinorama: Uma boa notícia para começar o ano. O cineasta Edgar Pêra está a dinamizar um programa de rádio na Atena 2, dedicado à música dos seus filmes. Como não podia deixar de ser, ouvir este programa é uma experiência forte experimental, com sonoridades muito experimentais.

https://www.rtp.pt/play/p8295/e515811/kinorama

Dark Horse Announce New Dave McKean Graphic Novel: Raptor: Momento shut up and take my money. McKean é um dos mais geniais ilustradores britânicos, com um estilo gráfico que foi revelado ao mundo aquando da invasão inglesa da DC Comics nos anos 90, que meteu Brian Bolland, Alan Moore, Neil Gaiman e outros argumentistas e ilustradores a trabalhar em títulos da Vertigo que se tornaram icónicos. Saber que tem um novo livro na calha é uma excelente notícia de início de ano.

https://bleedingcool.com/comics/dark-horse-announce-new-dave-mckean-graphic-novel-raptor/

Alexey Leonov and Sokolov Andrei Konstantinovich: Futuros sovietes.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/639502216728854529

Wunderwaffen, una Segunda Guerra Mundial ucrónica llena de aviones que nunca existieron pero que hubieran molado: Este é um dos meus prazeres culposos, uma ucronia onde a II Guerra se arrasta graças às armas avançadas nazis, e também com ajuda de uma entidade alienígena. As histórias são um bocado patetas, mas o traço de Maza é genial a recriar aqueles projetos de aeronaves que estavam avançadas face ao seu tempo, como se estivessem realmente a voar.

https://www.microsiervos.com/archivo/comics/wunderwaffen-ucronia-aviones-nunca-existieron.html



Left: George Solonevich’s cover to Analog magazine: Cidades, perdidas no espaço.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/639308980888403968

Excalibur – John Boorman’s Creation of an Otherworldly Arthurian Dream: Wanderings 1/26: Recordar um dos mais estranhos filmes de fantasia épica, uma influente e poética visão sobre os mitos arturianos.

https://ayearinthecountry.co.uk/excalibur-john-boormans-creation-of-an-otherworldly-arthurian-dream-wanderings-1-26/

As melhores Leituras de 2020: No Rascunhos, a Cristina Alves seleciona as suas melhores leituras do ano que findou. Com piada, publicou-as no último dia do ano... bem tinha avisado que ainda tinha leituras até ao final do ano, quando publiquei as minhas do início de dezembro.

https://osrascunhos.com/2021/01/01/as-melhores-leituras-de-2020/


Jack Kirby, 1978: O mestre dos comics.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/639071883662327808


Tecnologia


Our best illustrations of 2020: As melhores imagens que acompanharam artigos da Technology Review.

https://www.technologyreview.com/2020/12/31/1013869/our-best-illustrations-of-2020/

A man 80 years ahead of his time: The strange Soviet aeroplanes of Mr. Moskalev: O trabalho, algo bizarro, de um engenheiro aeronáutico soviético. Os seus designs são aeronaves que não seriam descabidas nos nossos modernos conceitos do futuro da aviação.

https://hushkit.net/2020/12/31/a-man-80-years-ahead-of-his-time-the-strange-soviet-aeroplanes-of-mr-moskalev/

Geomedia, or What Lies Below: O fascínio pelo mapeamento do subsolo, usando a tecnologia de visualização para desvendar o oculto pela geografia.

https://www.bldgblog.com/2020/12/geomedia-or-what-lies-below/

Petoi Bittle é a versão brinquedo do cão robô da Boston Dynamics e custa apenas €205!: Para quem quiser experimentar programar cães robots, não tem dinheiro para o original nem tempo/paciência/capacidade técnica para os vários projetos de cães robots DIY no Instructables, este projeto no Indiegogo parece ser uma excelente alternativa.

https://4gnews.pt/petoi-bittle-e-a-versao-brinquedo-do-cao-robo-da-boston-dynamics-custa-apenas-205/?

Archaeology is going digital to harness the power of Big Data: De dados brutos obtidos por técnicas de imagiologia avançada, à análise de meta conteúdos possibilitada pela inteligência artificial, as humanidades estão cada vez mais adeptas do uso de tecnologias digitais como ferramenta de investigação.
https://arstechnica.com/science/2021/01/archaeology-is-going-digital-to-harness-the-power-of-big-data/

Use How Bad is Your Spotify to Have AI Judge Your Musical Taste: Estão com vontade de levar tareia de um algoritmos? Deixem este programa analisar as vossas audições no Spotify, e garanto que a destruição é garantida. Se bem que isto parece mais spoof inteligente do que algoritmo real.
https://blog.adafruit.com/2021/01/03/use-how-bad-is-your-spotify-to-have-ai-judge-your-musical-taste/


Videojogos não tornam crianças mais violentas - conclui estudo de 10 anos: Na verdade, a ideia de que os videojogos são perniciosos para a mente das crianças é apenas uma variante dos inúmeros pânicos morais induzidos por novos media. Sempre que um meio de comunicação se começou a afirmar, houve sempre quem apontasse os males que faria à mente das criancinhas. Podem achar estranho, mas houve uma altura em que se considerava que a leitura de romances seria perniciosa para a mente das jovens adolescentes, porque lhes encheria a cabeça de ideias. 
https://abertoatedemadrugada.com/2021/01/videojogos-nao-tornam-criancas-mais.html

How electric lighting changed our sleep, and other stories in materials science: É o truísmo mcluhanista. Os meios que criamos modificam-nos. Neste caso, a forma como manipulamos os materiais resulta em tecnologias que alteram a nossa forma de viver.
https://arstechnica.com/science/2021/01/how-electric-lighting-changed-our-sleep-and-other-stories-in-materials-science/

Así funcionan las cámaras y lentes: una explicación interactiva para entender su ciencia y funcionamiento: Uma app interativa que nos permite compreender melhor como funcionam as lentes. E, com isso, perceber como fazer melhor fotografia.
https://www.microsiervos.com/archivo/fotografia/asi-funcionan-camaras-y-lentes-explicacion-interactiva.html

Augmented Reality On The Cheap With ESP32: Os equipamentos de Realidade Aumentada são, por enquanto, caros e pouco acessíveis. Mas se se for Maker, o desafio é construir o seu, e usando impressão 3D, LCDs baratos e placas ESP32, este projeto mostra como construir um dispositivo pessoal de AR.
https://hackaday.com/2020/12/31/augmented-reality-on-the-cheap-with-esp32/

How to Get Rich Sabotaging Nuclear Weapons Facilities: Há uma frase que descreve muito bem o real problema da cibersegurança: "cybersecurity risk is akin to pollution, a cost that the business itself doesn’t fully bear, but that the rest of society does". Como está demonstrado nos recentes problemas com o hackear do software da SolarWinds, uma empresa que na prática domina um nicho de mercado no controle de redes. Um feito nada extraordinário, quando se descobre que os experts em cibersegurança tinham uma password básica para controlar o acesso de administração. O porquê deste laxismo é explorado neste artigo, que analisa o papel do capitalismo predatório. Quando se reduz custos a todo custo para maximizar lucros, mesmo que isso coloque em risco a segurança dos clientes, abre-se a porta à exploração de vulnerabilidades na infraestrutura tecnlógica crítica.
https://mattstoller.substack.com/p/how-to-get-rich-sabotaging-nuclear

This avocado armchair could be the future of AI: Uma análise aos novos algoritmos da OpenAI, que aplicam o tipo de processamento neuronal dos algoritmos de produção de texto GPT-3 à classificação e geração de imagens.
https://www.technologyreview.com/2021/01/05/1015754/avocado-armchair-future-ai-openai-deep-learning-nlp-gpt3-computer-vision-common-sense/

Construction Technology 2021: 5 Trends to Watch This Year: Do LIDAR em telemóveis à colaboração remota, tecnologias que estão a fazer evoluir a arquitetura e construção civil.
https://redshift.autodesk.com/construction-technology-2021/

All The Good VR Ideas Were Dreamt Up In The 60s: De facto. As bases da RV de hoje nasceram com o trabalho de Ivan Sutherland nos anos 60, e na verdade não se modificaram muito, apenas o hardware se tornou mais potente (e portável), bem como o software é capaz de maiores níveis de realismo.
https://hackaday.com/2021/01/04/all-the-good-vr-ideas-were-dreamt-up-in-the-60s/

81.000 dominios .eu han sido suspendidos de golpe este 1 de enero: el efecto colateral del Brexit: Confesso que fico surpreendido com quem se surpreende com estas notícias. O Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia, e com isso tornou-se um país terceiro nas relações com a UE. Perdeu o direito ao acesso às iniciativas pan-europeias, como o poder usar domínios .eu. Nos grupos de professores, tenho assistido a colegas escandalizados porque os professores britânicos perderam o acesso (e a capacidade de participar), nas plataformas eTwinning e Erasmus. Mas, francamente, esperavam o quê? Brexit mas tudo a correr como sempre corria?
https://www.xataka.com/otros/81-000-dominios-eu-han-sido-suspendidos-golpe-este-1-enero-efecto-colateral-brexit

Modernidade


The Most Surreal Photographs of the Invasion of the Capitol: Do inqualificável. Não há palavras para isto, é o pior dos idiotas das teorias da conspiração a vir à tona.

https://www.vice.com/en_us/article/7k9emz/the-most-surreal-photographs-of-the-invasion-of-the-capitol

Covid-19 immunity likely lasts for years: Numa semana em que parecemos a caminho de um descalabro (dez mil casos num só dia, por cá), um sinal de esperança. Se as infeções por covid conferem uma imunidade duradoura, talvez se possa esperar o mesmo das vacinas.

https://www.technologyreview.com/2021/01/06/1015822/covid-19-immunity-likely-lasts-for-years/