terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Comics: Pecados do Pai; Bem Vindo de Volta, Logan; Joker; Cold Spot

 

Ed Brisson, Mike Henderson (2019). O Defunto Logan: Pecados do Pai. São Paulo: Panini.

O Velho Logan está a morrer, com o seu fator de cura incapaz de sustentar um organismo avassalado por envenenamento pelo material que cobre o seu esqueleto, e os efeitos de uma droga que mimetiza o fator de cura. Existe uma possibilidade de regressar ao seu mundo de origem, o futuro distópico onde assassinou os heróis, mas antes de o fazer Logan decide levar a cabo uma última missão: assassinar o super-vilão de segunda linha cujos poderes de ilusão, no futuro alternativo, o iludiram de tal forma que matou os X-Men e despoletou os eventos na origem de Old Man Logan. Com isto, Logan quer assegurar-se que não haverá hipótese que o seu futuro se repita. Mas, ao dar caça ao vilão, desperta as atenções de outros vilões, que descobrem o segredo de Logan... e tentam replicá-lo, tentando um novo ressurgimento da Hydra. O fator decisivo acaba por ser o próprio vilão, que ao perceber o destino do seu futuro alternativo, não está pelos ajustes e usa os seus poderes contra os restantes vilões. Aventura bastante banal, divertida nalguns momentos, mas bastante abaixo da qualidade inicial da série Old Man Logan.

Ed Brisson, Mike Henderson (2019). O Defunto Logan: Bem Vindo de Volta, Logan. São Paulo: Panini.

Um final apropriado e surpreendente. Logan regressa às suas origens, à linha temporal alternativa de onde veio. Sabe que está a morrer, que os seus poderes de regeneração são incapazes de travar a entropia, e quer regressar para junto das campas da sua família. Mas, no mundo do Velho Logan, nada é simples, e Logan ainda terá de combater um exército de Dentes de Sabre, para defender um mais crescido bebé hulk, o único sobrevivente das matanças do inicio da série Old Man Logan. Um jovem Hulk que adora esmagar e ler livros de mecânica quântica. Se a ideia de um exército de clones de Dentes de Sabre, que se regenerou depois de ser despedaçado e espalhado por Wolverine, ainda há o momento em que Logan é capturado por um bando de canibais, que se apercebe do valioso que é ter uma vítima capaz de regenerar a carne que lhe arrancam à dentada. Depois de um arranque morno da série que coloca um ponto final em Old Man Logan, finaliza com uma doideira apropriada. Se Logan continuará morto, é uma questão que só o futuro dirá. No mundo dos comics, a morte raramente é verdadeiramente terminal.

Alan Moore, Brian Bolland, Brian Azzarello, Lee Bermejo (2019). Joker. Lisboa: Levoir.

Duas histórias, uma clássica, outra em vias de tal se tornar. Esta edição reedita Piada Mortal, uma das histórias estruturantes de Joker - e, por extensão, Batman. Uma história soberbamente escrita por Alan Moore, sempre bem acompanhado por Brian Bolland. E, uma história de violência inédita no mundo dos comics, tão violente que Moore mais tarde declarou estar arrependido de a ter escrito daquela forma. A crueza com que Joker paralisa Barbara Gordon a tiro, e o que lhe faz depois, nunca visto mas intuído, ultrapassa largamente os limites dos comics.

É nesse ultrapassar de limites que o Joker de Azzarello e Bermejo se situa. A violência de Moore é levada ao extremo, numa história onde Azzarello traz o vilão de Batman para o policial noir. Liberto do asilo, Joker regressa à cidade, e quer reconquistar a sua posição no submundo criminal. Segue-se um banho de sangue cru, violento e insano, testemunhado por um motorista seduzido pela mística de Joker, mas que acabará por ser mais uma das suas vítimas. Este Joker antecede o grimdark dos filmes, e dá o mote para as visões violentas deste personagem que se tornaram icónicas. Tal é sublinhado pelo estilo de Bermejo, com uma estética a puxar ao cinema criminal dos anos 70.


Cullen Bunn, Mark Torres (2019). Cold Spots. Portland: Image Comics.

Não é uma das melhores obras de Cullen Bunn, embora tenha potencial. Um pai afastado vai em busca da filha e da ex-mulher, aparentemente desaparecidas. Estas estão numa ilha da Nova Inglaterra, numa casa com um grupo de pessoas que afirma poder ajudar a criança a controlar os seus estranhos poderes. Entre fantasmas e tentativas de ressurreição de seres malévolos, é o frio sobrenatural que se torna omnipresente na paisagem remota.