quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Comics: We'll Soon Be Home Again; Road of Bones

 

Jessica Bab Bonde, Peter Bergting, Kathryn Renta (2020). We'll Soon Be Home Again. Milwaukie: Dark Horse Comics.

É sempre importante manter viva a memória do holocausto. Hoje, com o ressurgir da extrema direita fascizante, trazendo atrás de si o espectro da xenofobia e do absurdo ideário de pureza racial, é ainda mais importante recordar o que aconteceu quando essas forças tiveram campo de atuação livre - o impensável, com o extermínio industrializado de seres humanos, o horror dos campos de concentração. Aliado ao já de si horror de uma guerra destrutiva a uma escala nunca vista. Memórias que não podemos esquecer, para que nunca se repitam.

Esta edição da Dark Horse traduz para o público internacional uma banda desenhada sueca, que conta a história de sobrevivência de alguns judeus que passaram pelos piores horrores do nazismo. Todos com um ponto em comum - no final da guerra, foram auxiliados pela Cruz Vermelha sueca, e acabaram a viver na Suécia, participando de projetos de história oral e palestras em escolas. Não são histórias extraordinárias, apenas refletem a banalidade do horror do holocausto, o que as torna ainda mais sinistras. Entre o muito de mau que se pode apontar a esses dias negros, a normalização do impensável é uma delas. Porque não foram casos isolados, foram milhões, todos com os seus dramas individuais, e a maioria  não sobreviveu para contar a sua história.

Rich Douek, Alex Cormack (2020). Road of Bones. San Diego: IDW. 

Uma história tremenda, nos gulags estalinistas. Três prisioneiros de um campo siberiano conseguem escapar, mas apenas um conseguirá ser livre. Sujeitos às piores privações e forçados a trabalhar até cair, o risco de fuga pelo gelo siberiano é convidativo. Resta o problema da comida, e para isso, alguns dos companheiros de fuga serão sacrificados para alimentar os sobreviventes. O verdadeiro horror desta história é basear-se em factos, na desumanidade dos gulags, e nas fugas onde um dos fugitivos era enganado com a ideia de atingir a liberdade, quando apenas era trazido para alimentar o grupo. Momentos extremos revelam o pior da alma humana, e esta graphic novel é implacável nisso.