terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Dylan Dog - Il nero della paura n. 8: Per una rosa e un altro racconto...; Il pozzo dei dannati; L'orrore e altri racconti...


Dylan Dog - Il nero della paura n. 8: Per una rosa e un altro racconto...

Per una rosa: A caminho de um caso, o carro de Dylan avaria-se num ermo. Mas não está sozinho. Depressa encontra uma criança vestida com uma túnica, que ajudada por um lobo guarda uma rosa. Uma rosa que não larga, mesmo quando aparece um mortífero nevão. Giovanni Di Gregorio assina esta referência ao Príncipezinho de Saint Exupery, que só peca por um final banal onde Dylan acorda num hospital, depois de uma mordedura de uma cobra, e descobre que no seu delírio ficou a conhecer a história de um recém-nascido numa incubadora, decorada com um lobo de peluche, e que perdeu a sua irmã gémea. Um final que normaliza a história e lhe retira o caráter onírico. Traço de Piero Dall'Agnol.

Autoscatto: Apressado para tirar fotos para documentos, Dylan recorre a uma máquina de rua, mas após tirar a foto, descobre-se num mundo paralelo, uma pálida e deserta reprodução do nosso mundo. Partilha o espaço com uma rapariga que também foi apanhada pelo mistério. A solução parece ser voltar à cabine de fotografia, que aparenta estar avariada. Mas alguém aparece para consertar a avaria, um homem esquecido, que dedicou toda a via ao seu trabalho, e depois de morrer, continua a fazê-lo no seu inferno pessoa. Argumento de Giancarlo Marzano e desenho de Piero Dall'Agnol.


Dylan Dog - Il nero della paura n. 9: Il pozzo dei dannati

Duas histórias que se cruzam nesta aventura do Old Boy. Dylan recebe um generoso convite para ir ao País de Gales, para ajudar a expulsar os fantasmas que assombram um castelo herdado por um milionário americano. Mas, quando está a partir, é abordado por uma mulher desesperada que crê que o marido a está a tentar matar usando vodu. Algo que Dylan aceita como um delírio de uma mulher que convive com a violência, e oferece-lhe a sua casa, com a companhia de Groucho, para se refugiar enquanto está em Gales. Já no castelo, Dylan é levado por acontecimentos de dúbio sobrenatural sucessivos, sempre a lidar com a progressiva violência do homem que o contratou, e a paixão fugaz com a bela governanta do castelo. As coisas culminam num acidente, em que o milionário cai de uma ravina e morre. Isso parece resolver o caso do castelo assombrado, mas ao regressar a Londres, Dylan terá outra surpresa. A mulher a quem deu abrigo é a esposa do milionário morto, que o terá atraído ao seu castelo para que Dylan não possa ajudar a sua mulher a libertar-se dos efeitos do vodu. A linha narrativa é interessante, com estas duas histórias aparentemente sem conexão, e há algo de atmosfera gótica no castelo assombrado, mas de resto, esta é uma aventura linear e algo entediante.


Dylan Dog - Il nero della paura n. 10: L'orrore e altri racconti...

Quatro histórias onde a sensibilidade surreal de Tiziano Sclavi oscila entre o onírico, o horror gótico, e a clássica história de casa assombrada.

L'orrore: O que é o terror, pergunta uma jornalista a um reticente Dylan Dog. Talvez o terror seja um discreto homem baixinho de britânico chapéu de coco, capaz de levar à morte sangrenta aqueles que considera mal educados, e de quem Dylan Dog se salva graças à pistola que Groucho lhe atira da cama. Ou será tudo um sonho? Desenho de Giampiero Casertano.

Il ritorno del vampiro: Os sequazes de um velho vampiro aniquilado por Dylan Dog fazem-no regressar à vida, alimentando-o com sangue do homem que o eliminou. Um enfranquecido Dylan sente-se compelido a regressar ao castelo onde o agora revivido vampiro tem o seu covil, mas no momento da vingança do vampiro, há um sobressalto temporal e tudo regress ao momento fatídico em que Dylan lhe enfia a estaca no peito. O traço esfumado de Corrado Roi dá a esta história um caráter decididamente gótico.

Il ritorno degli Uccisori: Dylan vê-se mergulhado em pesadelos recorrentes, onde numa festa, de repente, todos se tornam assassinos. Sonhos cíclicos, sem fuga possível para lá do continuar do sonho.  Traços de Montanari & Grassani.

La notte nella casa dei fantasmi: Dylan segue o desafio de dormir numa casa assombrada, e é atacado por um fantasma que primeiro é uma bela mulher mas pouco depois se transforma numa velha horrenda. Groucho intervém várias vezes, mas nada o consegue libertar da assombração. Exceto a verdade, que se revela que Dylan e Groucho são os fantasmas, assombrando a bela mulher que, num futuro longínquo, habita na casa que foi construída sobre o antigo número sete de Craven Road. Ilustração de Attilio Micheluzzi.