domingo, 11 de fevereiro de 2007

Leituras

BBC | No sleep means no new brain cells Boas notícias para os dorminhocos em geral e para os apreciadores de uma boa sesta em particular. Pesquisadores da universidade de Princeton detectaram que em ratos privados de sono a renovação de células cerebrais sofria uma forte diminuição. Este estudo vem dar um novo alento à expressão "sono reconstituinte.

Guardian | Never mind the iPods Comemoram-se os trinta anos sobre a explosão do punk, o estilo radical de bandas como os brilhantes Clash ou os polémicos Sex Pistols. A questão que fica no ar é a se será possível hoje surgirem explosões criativas como a do Punk. Os acordes insultuosos de God Save The Queen foram um marco irrepetível. Hoje, a paisagem mediática em eterna mutação especializou-se em co-optar revoluções. Os rebeldes de hoje são os sucessos comerciais de amanhã. com a rebeldia institucionalizada e comercializada, haverá verdadeira vitalidade na cultura pop?

Guardian | US able to strike Iran in the spring Ofensiva na primavera, é o que se fala por detrás dos discursos públicos em que Washington garante que não pretende atacar o Irão. Apesar dos discursos, mais um grupo de porta-aviões foi destacado para o golfo pérsico, e os estrategas afadigam-se a preparar listas de alvos. A acontecer, a ofensiva será apenas aérea, com a neutralização de alvos estratégicos e, em especial, das instalações nucleares iranianas. Com o mandato a menos de dois anos do fim, o inefável presidente Bush pode querer acabar a sua presidência de forma literalmente explosiva.

E não há ninguém que julge este animal (e os seus sequazes) por crimes contra a humanidade...?

The New York Times | If Leonardo had made toys O avanço tecnológico combinado com as economias de escala significam que os materiais, equipamentos e software de ponta estão a ficar tão baratos que podem ser utilizados nos humildes brinquedos. Entre os novos brinquedos que estão a chegar ao mercado encontram-se ornitópteros a baterias de lítio, veículos todo-o-terreno rádio-controlados que se assemelham mais a robots do que aos tradicionais carrinhos, ou robots tele-comandados. Dá vontade de voltar a ser criança... ou de comprar estes brinquedos ostensivamente para as crianças mas depois perder horas com eles.