quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leituras


A Interzone já chegou. Encontrei-a na loja Tema da Avenida da Liberdade e já percebi que é onde a posso encontrar. A do Colombo é para esquecer. À partida o alinhamento não desperta a atenção.... é difícil ultrapassar a edição anterior que contava com a colaboração de Lavie Tidhar. Mas isso é bom. Aumenta as probabilidades de uma boa surpresa.


O ecossistema dos fanzines e e-zines portugueses está a mostrar sinais de actividade intensa. Para além da Trëma e da Lusitânia, este mês está a ver a saída da nova edição da Dagon e a primeira edição da ISF, uma e-zine com curadoria portuguesa que procura dar voz a autores de todo o mundo. A estes ainda se junta o Infinitamente Improvável. São sinais óptimos de vitalidade, com a vantagem adicional de representarem esforços colaborativos de grupos de fãs do género que perante a nirmal aridez do panorama literário português não se ficam de braços cruzados e lançam estas iniciativas.


Agora, um resmungo... qual é a fixação pelo PDF? Dá para manter os layouts bonitinhos, mas é ilegível num e-reader, a conversão ao Calibre dá sempre bronca e é cansativo ler longos textos nos ecrãs coloridos do tablet ou computador. O epub poderia ser uma boa aposta.

(e aquele sentimento creepy de que a capa da ISF me faz lembrar qualquer coisa... ah, um engineer do inenarrável Prometheus...)